O vereador Luis Fernando Torres – Boca (PT) esteve em Porto Alegre na semana passada em uma série de audiências para tratar de assuntos de interesse do município. Na quarta-feira à tarde, o vereador foi recebido pelo Chefe da Casa Civil,Carlos Pestana, onde debateram sobre o Programa do Governo do Estado, que beneficia famílias cadastradas no Bolsa Família, este beneficio contempla famílias com crianças de zero a 6 anos que não atingem R$ 100,00 de renda mensal por pessoa. Segundo Boca Torres, em Caçapava já estão cadastradas cerca de 193 famílias.

Outro benefício que entrou em pauta foi o Projeto de Inclusão Produtiva, onde serão ministrados cursos para inserção destas famílias no mercado de trabalho.

Na segunda agenda do dia, o Vereador esteve na sede Corsan em Porto Alegre, e foi recepcionado pelo Diretor de Operações, o Engenheiro Antônio Carlos Martins para tratar da contemplação da rede de água do Rincão do Seixas, onde falta a construção da rede distribuição até as casas dos moradores. Falaram também sobre a rede do Rincão dos Bitencourt, que segundo Boca Torres, existe um projeto, mas a obra não foi realizada, visto que existe rede de água até a Vila do Frigorífico. Para dar continuidade neste projeto, para a água ir até o rincão, basta ligar um “t”, e fazer um encanamento de 2,5 km para ligar na rede. Já para a conexão de água para o Alto da Meia Légua, Esquina do Segredo e Vila Pereirinha, é uma obra mais complexa, pois exige mais recursos e pode demorar um período maior para realização, argumenta o Diretor da Corsan.

Na quinta-feira, Boca esteve no Gabinete do Deputado Estadual Edgar Pretto, para tratar do projeto que tem como propósito realizar um seminário, e assim criar novas alternativas visando o aumento na produtividade e renda para a agricultura familiar.

No dia 16, Boca Torres esteve no IPHAN, onde conversou com a Superintendente Ana Lúcia Meira e debateu sobre a retirada das figueiras dos muros do Forte Dom Pedro II. Segundo a superintente, foi firmado um convênio com a Unipampa, onde os técnicos estão fazendo a recuperação em Jaguarão, e após o término da obra, que está prevista para o mês de junho, virão a Caçapava do Sul para realizar a limpeza e retirada das figueiras que estão danificando a estrutura do Forte D. Pedro II.

Boca questionou sobre a possibilidade de conseguir uma emenda parlamentar para reforma do “Areião”, mas segundo Ana Meira, a Unipampa está responsável por desenvolver um projeto de revitalização desta área. Disse ainda, que após a equipe encerrar os trabalhos em Jaguarão, poderão realizar estes estudos, e que o Forte Dom Pedro II é um monumento histórico e turístico e o município é responsável pela manutenção, dando assim, mais atenção aos pontos turísticos da cidade.

Boca finalizou dizendo que, em 2009, quando foi Secretário Geral, junto com seu assessor, Rafael Vivan , conseguiu incluir o município no PAC das cidades históricas, mas depois que deixou a secretaria, nada mais foi feito. Segundo o vereador, através do PAC, o município pode conseguir verbas para recuperação da infraestrutura de monumentos históricos.

Data de publicação: 21/05/2013