A Comissão de Saúde da Câmara, formada pelos Vereadores Silvio Tolfo Tondo (PP), Marquinho Vivian (PMDB) e Luis Fernando Torres – Boca (PT), estiveram na Policlínica Municipal para uma visita de rotina, onde foram recebidos pela Enfermeira Chefe, Rosângela Vivian, onde apresentou um relatório de atendimentos e médicos que estão atuando no local.

Segundo este relatório, a Policlínica conta hoje com 11 médicos, 2 psicólogos, 2 dentistas e 2 fonoaudiólogas, que prestam 654 atendimento médicos, 90 dentários, 280 ambulatoriais, totalizando cerca de 1024 atendimentos em média por mês. Além disso são aplicadas cerca de 600 vacinas mensais, e no mês de abril, com a vacina da gripe, foram aplicadas 4 mil doses na população caçapavana. Segundo a Enfermeira Rosângela, no mês passado sobraram fichas para pediatria, e para clínico geral. Disse também, que com a abertura dos postos de saúde dos bairros, desafoga bastante o atendimento na policlínica, mas que estão buscando uma melhor maneira para atender a comunidade.

Na Sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, dia 13, o Presidente da Casa, José Sidnei Menezes – Pirola (PP) utilizou a tribuna para se manifestar em nome do Líder do Governo, vereador Pedro Gaspar, que não pode participar da reunião por problemas de saúde. Pirola relatou dados já citados acima e deu a informação que esta semana foi liberado recurso para reforma e ampliação da Policlínica, que o projeto foi aprovado e liberado pela 8ª Coordenadoria de Saúde, em Cachoeira do Sul. Com isso já está liberado para começar o processo licitatório da reforma. “Esta reforma e ampliação se faz muito necessária para atender melhor a população, pois a Policlínica é onde temos o maior índice de problemas em nosso governo, mas estamos trabalhando para solucionar o mais breve possível”, finalizou Pirola.

Menezes retransmitiu aos colegas durante a sessão que Secretária de Saúde, Rosane Abdala, informou que o Posto de Saúde do Bairro Sul será reaberto ainda esta semana para atender a população da região, colaborando com a diminuição de pacientes na Policlínica.

O Vereador Silvio Tondo ficou satisfeito com as explicações dadas pela Chefe de Enfermagem, mas acredita que seja necessária a contratação de mais um cardiologista para atender melhor a população. Vimos também, que o piso necessita ser reformado, pois está em péssimas condições. Disse ainda, que gostou de receber a notícia sobre a reforma a ampliação da Policlínica, e também pela reabertura do Posto de Saúde do Bairro Sul.

Para o Vereador Marquinho Vivian, o número de médicos está aumentando em relação ao ano passado, mas a preocupação ainda existe em relação às filas e a distribuição de fichas, pois o inverno está chegando e as pessoas ficarão na rua aguardando atendimento, isso não pode acontecer. O vereador espera que este problema seja resolvido breve, pois já estamos chegando à seis meses de governos e providencias devem ser tomadas.

Segundo o vereador Luis Fernando Torres – Boca (PT) pediu para a Secretária de Saúde para realizar o concerto do piso da Policlínica, pois da maneira que está, fica perigoso o contágio de doenças aos pacientes e funcionários, uma vez que o cimento poroso dificulta a limpeza e desinfecção do local. Outra questão levantada pelo vereador é que seja resolvido o problema da distribuição de fichas para a comunidade, principalmente para os idosos, porque não é humanamente possível, que aposentados tenham que ficar das 7h30min até o meio dia, de pé, em filas, para conseguir exames e consultas. Boca Torres sugerir ainda, que estas pessoas fossem atendidas em um local diferente, facilitando o atendimento a pacientes idosos.

Data de publicação: 15/05/2013