No final da semana passada o Vereador Silvio Tolfo Tondo - Beleza (PP) esteve nas Minas do Camaquã, acompanhado pelo seu Chefe de Gabinete, Luis Carlos Venite, pelo radialista Domingos Tormes e pelo Assessor de Imprensa Daniel Miranda, para verificar o andamento da construção da antena que dará suporte para a telefonia móvel na região.

Depois de algumas reuniões realizadas no início do ano em Porto Alegre, na Anatel e na Empresa Oi, por iniciativa do Vereador Silvio Tolfo Tondo e do Empresário Paulo Mônego, onde estiveram presentes o Prefeito Municipal Otomar Vivian, o Deputado Estadual Ernani Polo, o Representando Regional do Gabinete da Senadora Ana Amélia Lemos, Carlos Carvalho e Jordano Borba, representando o Gabinete do Governador. Na ocasião Silvio fez a entrega de um dossiê ao Diretor da Anatel, João Jacob Bettoni, onde mostrou a necessidade do sinal de telefonia móvel na localidade das Minas do Camaquã, tendo em vista que nos dias de hoje, moram cerca de 500 pessoas no local, e em datas especiais, o distrito chega a receber mais de 5 mil pessoas. Conforme o vereador, além da parte turística, que é muito importante, principalmente agora com o novo projeto “Minas Outdoor Sports”, tem também a possibilidade real da retomada da mineração nos próximos anos, por isso o esforço para a instalação desta antena.

Durante a visita às obras ficou constatado que o processo de construção está em pleno andamento e que a base estava praticamente pronta. A antena é de propriedade da empresa Telcom, que aluga para as operadoras de telefonia móvel, podendo atender até quatro empresas no local. Nesta terça-feira, Silvio entrou em contato com o Empresário Paulo Mônego, que fez a cedência da área onde os equipamentos estão sendo instalados, e passou a informação que a torre já tinha sido levantada 8 dos 50 metros de altura.

Segundo Luis Carlos, Supervisor da Infratel, que está executando a obra, se as condições climáticas não atrapalharem, a antena deve estar pronta até o final da semana. O segundo passo é a empresa Vivo, a primeira a locar o espaço, vir fazer a instalação do equipamento, mas pela distância e dificuldade de chegar ao local, não podem dar uma data definitiva para que o sinal esteja funcionando, mas nos próximos meses já deve estar instalado e ativado, afirmou Luis Carlos.

Silvio Tondo esteve na comunidade onde conversou com os moradores sobre a novidade. Para a comerciante Aurea Gueterres, a melhoria na comunicação será de grande importância para os negócios, pois poderão fazer contato com fornecedores e clientes, sem falar que vai facilitar muito a comunicação com parentes e amigos que moram em Caçapava do Sul e Região, “Hoje temos que subir um morro cerca de 500 metro para tentar o sinal, isso vai melhorar muito para nós”. Já a senhora Maria Helena, uma das moradoras mais antigas das Minas do Camaquã, espera que com a instalação da antena, o movimento na comunidade melhore, e o movimento de clientes em seu restaurante também. “As pessoas aqui não acreditam ainda que vamos ter esta antena, mas eu acredito e vamos ter em seguida sinal de celular nas Minas”.

Data de publicação: 15/05/2013