No final da semana passada, dias 9 e 10, o Presidente da Câmara Municipal de Caçapava do Sul, José Sidnei Menezes – Pirola (PP) esteve no município de Três de Maio, RS, na busca de subsídios e informações para a implantação da coleta seletiva de lixo em nossa cidade.

O Vereador foi recebido pelo Prefeito de Três de Maio, Olívio José Casali (PP), pela Diretora do Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Cigres),Nair Burmann, pelo Secretário do Planejamento,Leonardo Casali e pelo Biólogo e Gerente da FEPAM, Valdir Rochinheski.

Foram debatidos diversos assuntos sobre a gestão do consórcio em Caçapava do Sul. O principal deles foi à implantação da coleta seletiva do lixo doméstico em nosso município.O recolhimento de galhos e entulhos também foi abordado, e vai ser estudado e planejado a melhor forma de recolhimento deste material.
Também foi levantadas questões sobre o destino e aproveitamento do lixo seco e orgânico recolido.

Na ocasião o vereador foi visitar a associação de catadores, e conversou com alguns associados sobre as técnicas de coleta, divisão e comercialização dos produtos recicláveis. Pirola foi conhecer o aterro sanitário e a usina de reciclagem que são administrados pelo CIGRES, “são bem desenvolvidos e organizados estes setores de reciclagem. Sendo um bom exemplo a ser seguidos pelos outros municípios do interior do estado” comentou Pirola.

Segundo o vereador, este consórcio atende diversos municípios e será implantado em Caçapava do Sul, através da Secretaria Municipal de Ação Social nos próximos dias. A Secretaria já está trabalhando para formar um grupo para reativar a Cooperativa de Catadores de Caçapava do Sul, podendo assim, iniciar a coleta seletiva do lixo o mais breve possível.“Nosso município deverá realizar uma campanha de informação e orientação da população sobre a necessidade e a importância da separação do lixo, com a coleta seletiva, é o planeta que sai ganhando, pois é um projeto de interesse de todos, que auxilia a vida, o meio ambiente e possibilita a construção de um futuro mais saudável para nossos filhos e netos”.

Conforme Pirola, a viagem foi muito produtiva, pois trouxe documentos que poderão auxiliar o Poder Executivo na elaboração do projeto.

Data de publicação: 15/05/2013