Na manhã desta segunda-feira, dia 22, ocorreu uma reunião naSecretaria da Ação Socialentre o Secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, onde coordena o programa bolsa família, no estado do Rio Grande do Sul, Luís Augusto Lara, o Presidente d...
Na manhã desta segunda-feira, dia 22, ocorreu uma reunião naSecretaria da Ação Socialentre o Secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, onde coordena o programa bolsa família, no estado do Rio Grande do Sul, Luís Augusto Lara, o Presidente da Câmara de Vereadores, José Sidnei Menezes – Pirola (PP), a Vereadora Jussarete Vargas (PTB),oPrefeito em exercício, Ilson Tondo e a Secretária da Ação Social, Rosa Vivian, para tratar da ampliação dos programas sociais do município de Caçapava do sul.
Este ano, em virtude de uma articulação entre o governo do estado, o governo federal e a prefeitura municipal estão vindo para o município, inicialmente 435 vagas de qualificação profissional, são cursos gratuitos onde os alunos tem direito a vale transporte e vale refeição
No município já estão sendo qualificadas 160 pessoas em cursos de auxiliar administrativo, atendente de farmácia, garçom, cuidador de idoso, manicure, pedicure, vendedor, operador de supermercado, todos oferecidos pelo SENAC, através do PRONATEC, em conjunto com a Secretaria de Ação Social.
Segundo Lara “Se o município precisar de mais cursos o governo enviará, porém a prioridade é para as pessoas que estão cadastradas no bolsa família”.
Caçapava tem 2.315 famílias no programa, por mês são destinados 270 mil reais, e por ano chega a um total de R$ 3,45 milhões. Para aumentar estes recursos, a Secretaria de Ação Social deve ampliar os programas sociais. Conforme o Secretário, quem recebe o bolsa família tem o direito de receber o auxílio gestante, o auxílio nutris, tarifa social, telefonia popular, entre outros programas, desde que estas famílias se enquadrem no programa e façam o seu cadastro. “As pessoas não sabem que tem o direito e quando sabem não sabem como fazer para acessas o direito”, finalizou Lara.
O objetivo é de que seja feito um ajuste para dar foco em que tipo de mão de obra o município precisa, e assim, trazer cursos de qualificação para essas pessoas. Cerca de mais 160 vagas serão oferecidas.
Ficou tratado com os Vereadores, o Vice-Prefeito e aSecretária da Ação Socialque está semana ainda deverão vir os técnicos da Secretaria no sentido de ajudar na qualificação da nova equipe de assistência social.
Data de publicação: 25/04/2013