Na tarde desta terça-feira (19), o vereador Luis Fernando Torres – Boca (PT), o presidente do Corede Campanha João Sérgio Machado e o Secretário da Agropecuária Lúcio da Silva Moreira realizaram uma reunião com os produtores e moradores do Selvalzinho sobre as condições do abastecimento de água potável da região.

Segundo o produtor Carlos Webber são cerca de 80 casas que sofrem com a falta de água potável na comunidade. “A fonte de onde vem a água que abastece os moradores fica muito longe, cerca de 8 km de distância, e com isso ela vem perdendo força e também se perde em vazamentos dos canos, assim, a água que chega não é suficiente”, disse Carlos.

O vereador Boca foi a Cachoeira do Sul na semana passada e conversou com o Secretário da Agricultura responsável pelo interior, o Sr. Jaime Macedo, que informou que nesta semana uma equipe começaria a fazer um poço artesiano bem próximo a divisa dos municípios de Caçapava do Sul e Cachoeira do Sul. Segundo Boca, esta poderia ser uma alternativa, mas a prefeitura teria que auxiliar na construção de uma rede água do local onde será perfurado o poço até a comunidade, distante uns 7 km, onde já existe rede de distribuição para as casas. Outra opção que surgiu durante a reunião é de tentar trazer esta equipe para fazer um poço artesiano no centro da comunidade.

João Sérgio disse ainda, que está programado para este ano a perfuração de cinco poços artesianos através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Santa Tereza, Santa Bárbara, Picada Grande, Faxinal e Rincão dos Farias), e quando estas máquinas estiverem em Caçapava para executar o trabalho, outra alternativa seria solicitar o equipamento para fazer o poço do Seivalzinho, com a ajuda dos produtores do local, tendo em vista que este trabalho não está previsto no contrato.

O Secretário da Agropecuária Lúcio Moreira colocou a secretaria à disposição dos moradores do Seivalzinho para ajudar a solucionar o problema, e disse também que a cada ano este fato vem se agravando no interior do município. “A Secretaria da Agropecuária é parceira dos produtores e faremos o que for possível para ajudar a resolver esta situação”, disse Moreira.

O Vereador Boca também fez uma vistoria nas estradas e nas pontes que fazem divisa com os municípios de São Sepé e Cachoeira do Sul. “A ponte que faz divisa com Cachoeira está precisando de manutenção urgente, pois a produção desta região e também de parte de São Sepé passa por este caminho para entregar os grãos na Cooperativa Tritícola Caçapavana”, disse Boca.

O Secretário de Obras Ilson Tondo esteve no local e constatou que a ponte entre Caçapava e Cachoeira precisa ser reformada com urgência, e que a da divisa com São Sepé precisa apenas de pequenos reparos. Tondo disse também que provavelmente no meio da semana que vem deve enviar uma equipe de trabalho para arrumar as estradas e as pontes.

Nesta quarta-feira (20), Boca entrou em contato com o Diretor-Adjunto de Infraestrutura Rural e Irrigação, Eduardo Leão Freitas, da Secretaria de Desenvolvimento Rural e foi solicitado um ofício do prefeito Otomar Vivian, em caráter de urgência, endereçado ao Secretário Ivar Pavan, pedindo a inclusão desta localidade nas obras que serão realizadas no município este ano. O vereador levará a documentação em mãos na segunda-feira.

Data de publicação: 21/02/2013