O vereador Silvio Tonfo Tondo – Beleza (PP) esteve no aeroporto municipal nesta segunda-feira para uma reunião com o Vice Presidente do Clube de Voo de Caçapava do Sul, Welton Loreto Machado e o responsável técnico da Sirtec Engenharia, Elvis.

Durante a visita, Machado apresentou ao vereador alguns planos do clube, e pediu auxilio do poder público para realizar a limpeza da área do clube, a organização das pistas de decolagem e pouso, e a recolocação de um poste para instalação de uma nova “biruta”, que será realizada em parceria com a empresa Sirtec Engenharia, na pista 2 ( leste e oeste ) que fica no centro do aeródromo, que é a maior, com 1.200 metros de extensão, já que o clube não tem fins lucrativos e não tem receita própria.

Segundo Machado o aeródromo deve fazer uma série de modificações e passar por uma reforma, instalação e adequação de equipamentos e a limpeza da área, pois agendada uma visita dos fiscais da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para realizar uma vistoria do local. A data ainda não está definida, mas estas primeiras arrumações são fundamentais para a regularização do clube.

Machado disse ao vereador que já fez contato com aeroclubes de cidades como Santa Maria, São Sepé, São Gabriel e Ijui. Quando o local for liberado pela ANAC, Caçapava do Sul terá a oportunidade de entrar na rota destes aeroclubes. “São Sepé e região tem muito aviões agrícolas, e eles demonstram interesse na estrutura oferecida em Caçapava, e já entramos em contato para oferecer o espaço para manutenção de aeronaves serem arrumados aqui em nossa cidade”, afirmou Machado. Conversamos também com a escola de aviação de Ijuí, que manifestou interesse em vir em Caçapava do Sul, com seus alunos para fazer o curso de pára-quedismo e Santa Maria pode incluir rota de navegação em nossa cidade e realizando assim treinamentos dos seus alunos aqui.

Silvio finalizou dizendo que a iniciativa é muito importante para nossa cidade, pois pode ser criada uma nova linha de trabalho. No futuro, podemos formar novos pilotos, e quem sabe, desenvolver um pólo para a aviação agrícola, já que temos uma posição geográfica privilegiada, e por isso outras cidades tem interesse em realizar manobras no aeródromo local, finalizou o vereador.

Data de publicação: 06/02/2013