O Vereador Marquinho Vivian (PMDB) acompanhou o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Santa Barbinha, Ivori Ilha Machado, o membro da diretoria, José Dalmiro Aires, o Técnico da Emater, Edison Luis Dornelles, em uma reunião com o prefeito Otomar Vivian e o Secretário da Agricultura, Lucio Moreira, na sexta-feira, dia 1º de fevereiro.

O objetivo do encontro foi levar ao Prefeito Municipal alguns projetos de nível Estadual e Federal que estão sendo realizados na comunidade. Os produtores também pediram uma atenção especial em relação às estradas da região, que estão em péssimas condições e, em seguida irá começar o escoamento da safra e os produtores temem ter prejuízos em função das más condições das estradas.

Outro assunto abordado foi sobre a construção de poços artesianos. Segundo Machado o projeto que foi elaborado em parceria com a Emater e recebeu recursos do Governo Estadual, através do Diretor Adjunto de Infraestrutura Rural e Irrigação, Eduardo Leão Freitas, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, que fará a perfuração dos poços artesianos, e construção de uma rede de água, que tem cerca de 7km de extensão e beneficiará mais de 30 famílias.

O projeto prevê a construção de um reservatório de água e os produtores solicitaram a contra partida do município de R$10.000,00 para o revestimento e acabamento do reservatório. O secretário da Agricultura disse ao Prefeito Otomar Vivian que o recurso já está previsto no orçamento, e que assim que a obra começar a ser feita, a secretaria irá liberar os recursos.

O Técnico da Emater disse também que na Associação São José, no Lagedinho, tem um projeto semelhante ao do Santa Barbinha, com um reservatório perto da Sede da Comunidade e outro mais afastado. Para este, está faltando o recurso federal para a rede de água, mas os estudos técnicos e ambientais já estão prontos.

Marquinhos Vivian afirmou que na região estão sendo realizados também projetos da área da pecuária, como a melhoria genética e a preocupação com a sanidade animal, foram construídos seis banheiros de aspersão, através do Fundo Rotativo, da Secretaria de Agricultura do Município, que beneficiam os moradores ao redor de onde foram instaladas.

Otomar afirmou que no mês de fevereiro será feito um mutirão para conserto das estradas do interior, e a exemplo da cidade, que teve a colaboração da comunidade, pediu para que a Associação do Santa Barbinha se organize e solicitou que os moradores da região que ajudem o município com seus maquinários , para poder fazer o possível no conserto das estradas do interior.

Data de publicação: 06/02/2013