A Câmara Municipal de Vereadores foi parceira na realização do Dia da Cidadania, ocorrido neste Sábado, dia 2. A largada foi dada no Forte D. Pedro II, às 8h da manhã com um pronunciamento do Prefeito Municipal, Otomar Vivian, que agradeceu a participação de todos. Fez um agradecimento especial as empresas de Calcário de Caçapava do Sul, que emprestaram para este mutirão de limpeza e conserto em toda a parte urbana de Caçapava, 36 máquinas, entre caminhões, retroescavadeiras, patrolas, tratores e seus funcionários. Inclusive o apoio das entidades do município, servidores da Prefeitura e a comunidade.

Vivian convidou os presentes a fazer um minuto de silêncio em homenagem aos caçapavanos que morreram e a todos que estão se recuperando nos hospitais, em virtude do trágico acidente ocorrido na boate Kiss, em Santa Maria. Na sequencia foi feito o plantio das azaléias e flores no canteiro em frente ao Forte Dom Pedro II, as quais foram arrancadas no ano passado para a colocação da estátua do El Bombeador. O ato realizado pela servidora pública aposentada, Cândida Felícia dos Santos a convite do Prefeito Otomar Vivian, na presença dos Secretários de Município, Vereadores e entidades de Caçapavas, como Rotary Clube e Lions Club.

Os vereadores auxiliaram na organização e realização de algumas obras feitas nos bairros da cidade. Para o Presidente da Câmara de Vereadores, José Sidnei Menzes – Pirola (PP) este tipo de ação é muito importante para revitalizar nossa cidade e resgatar a cidadania dos caçapavanos. “Fizemos um mutirão emergência buscando melhorar as condições dos moradores de caçapava, acreditamos que a Secretaria de Obras vai continuar fazendo este tipo de ação, que se faz necessária para que o povo de Caçapava do Sul tenha uma cidade mais limpa e com ruas organizadas” afirmou Pirola.

Terezinha Grazolli organizou junto com a Associação dos Moradores do Bairro Floresta a limpeza e pintura dos canteiros do Forte D. Pedro II, também a limpeza do entorno da Escola Eliana Bassi de Mello, do recolhimento do lixo e entulho do Bairro e do conserto de algumas ruas de maior fluxo. Terezinha falou que: “Com a ajuda dos moradores, demos o primeiro passo para começar a melhorar nosso Bairro. Peço que todos sigam nos ajudando na limpeza e manutenção das nossas ruas”.

Já o vereador Pedro Gaspar (PP) junto com Marquinhos Vivian (PBMD) pediram ao Secretário de Obras, Ilson Tondo, que esta ação tenha continuidade durante esta semana, pois os bairros de sua região, São João, São Judas Tadeu, Santa Rita, Vila Pazinato e Negrinho do Pastoreio, tem muitas ruas que ainda precisam de conserto, pois a chuva atrapalhou um pouco o cronograma de trabalho. “Sabemos que não tem como arrumar todas as ruas dos bairros em um dia, mas foi dado o pontapé inicial, e queremos que os caçapavanos entendam que estamos trabalhando para melhorar a nossa cidade”, disse Pedro Gaspar.

Peter Linhares agradeceu muito a colaboração e a organização da Associação dos Moradores da Promorar e da Vila Sul, que se mobilizaram durante a semana, limpando os pátios, recolhendo o lixo, e participando intensamente do Dia da Cidadania. “Fizemos várias reuniões para montar um cronograma de trabalho, que apesar da chuva, conseguimos fazer juntos, muito pela comunidade. Agradeço a participação de todos.”, finalizou Peter.

Silvio Tondo, juntamente com a Secretária de Saúde, Rosane Abdala trabalharam com os moradores da Vila Sul, onde coordenaram a limpeza, e conserto das ruas. Silvio comentou que “- Fizemos o possível para melhorar a estrutura da Vila Sul, a chuva atrapalhou um pouco o início dos trabalhos e um dia apenas foi pouco para podermos dar uma melhor condição de vida aos moradores. Iremos solicitar do Secretário Ilson Tondo mais algumas obras que não puderam ser realizadas neste sábado, mas a ação foi muito positiva para os capavanos” finalizou Silvio.

Jussarete Vargas (PTB) ficou responsável pela Vila Batista, localizada na entrada da cidade, e com a ajuda da Associação dos Moradores, das máquinas das empresas de calcário conseguiram realizar o conserto de várias ruas, bueiros e a limpeza de locais que estavam com lixo acumulado. “Os moradores estavam motivados para realização do Dia da Cidadania, que apesar da chuva, nos ajudaram do início ao fim. Foi muito bom poder contribuir de alguma forma com a melhoria da infra-estrutura do Bairro”, disse Jussarete.

O vereador Serafim Almeida Neto acompanhou a turma de trabalho no bairro Pereira, onde foram feitas várias obras nas ruas. “Procurei ajudar os funcionários da prefeitura e das empresas de calcário, com o conhecimento que tenho para consertar as ruas e também alguns bueiros. Os caçapavanos nos ajudaram muito no recolhimento do lixo e na organização de evento”.

Nos bairros São Geraldo, Mercedes e no Postão o vereador Antonio Tolfo – Bingo (PP), orientou os maquinistas para consertarem as ruas, que em sua maioria, estavam intransitáveis. “Já trabalhei com patrola e caminhão muitos anos, conheço bem o ofício, e assim consegui ajudar no conserto das ruas. Os motoristas que me ajudaram estão de parabéns, pois fizeram um ótimo trabalho”, disse Bingo.

Conforme informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, a Secretaria de Obras dará continuidade ao recolhimento dos entulhos, do lixo e fará o conserto de mais algumas ruas durante a semana com o maquinário da prefeitura.

Data de publicação: 04/02/2013