Nesta segunda-feira, dia 21, a Secretária da educação, Maureli Lopes de Melo esteve na Câmara de Vereadores para explanar a atual situação da Secretaria e algumas medidas que serão tomadas.

Maureli falou no problema enfrentado com as Escolas Municipais de Educação infantil – EMEIs, que muitas estão com problemas estruturais, como a Escola Pedacinho de Gente e a Creche da Vila Henriques, que está com suas obras paradas. Esta semana ela irá pessoalmente com o Secretário do Planejamento, Fábio Oliveira, e com os Engenheiros da Prefeitura para fazerem uma avaliação na construção, e ver o que realmente falta para a conclusão da obra. Segundo a Secretária, “este espaço faz muita falta para o município, pois a população tem uma grande demanda por vagas e precisamos estruturar melhor as EMEIs para atender as famílias caçapavanas”. Para enfrentar estes problemas, a prefeitura fará um convênio com a Urcamp para utilizar as salas de aula durante o período do dia, com isso, a EMEI Pedacinho de Gente será transferida para as instalações da Universidade e também três turmas de pré-escola.

O vereador Luis Fernando Torres – Boca (PT) comentou que recebe muita reclamação sobre pais que matriculam seus filhos em creches que não são de sua região, com isso prejudica os moradores da localidade. A Secretária respondeu que com esta reestruturação das EMEIs e o término da Creche da Vila Henriques, aos poucos este problema poderá ser revolvido.

Outro assunto debatido foi o Transporte Escolar, Maureli explicou que está fazendo uma mudança no pessoal que faz a fiscalização, está buscando um novo engenheiro e também um notebook para poder fazer vistorias móveis. “Estou me colocando como fiscal do transporte escolar, peço que a população nos ajude nesta fiscalização”.

Quanto ao Durasnal, o Prefeito Otomar Vivian já conversou com a Prefeitura de Cachoeira do Sul, e a Secretaria da Educação nos procurou para discutirmos a situação. Foi feita uma proposta de dividir as linhas, três para cada município, e a Secretaria de Cachoeira ficou de dar um retorno breve, e acredito que favorável, disse Maureli.

Entre os assuntos tratados, a Secretária também falou na renovação das Diretoras das escolas, e que em seguida começarão a fazer a seleção dos estagiários para trabalhar nas escolas do município. O caso da Escola Patrício Dias Ferreira – Patronato, até a sair o parecer da Juíza em relação à eleição para diretora da escola, fica no cargo atual Vice-Diretora.

Data de publicação: 23/01/2013