Foi realizada nesta quinta-feira, dia 10, uma apresentação do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Jacuí, para o Prefeito de Caçapava do Sul, Otomar Vivian, a Secretária Municipal de Saúde Rosane Abdala, os vereadores Pirola, Pedro Gaspar, Marquinhos Vivian, Luiz Fernando Torres, Peter Linhares, Silvio Tolfo Tondo, Teresinha Grazziolli, Jussarete Vargas, Antonio Tolfo e Serafim Neto, além de funcionários da saúde e do meio ambiente que acompanharam atentos a explanação.

O Diretor Executivo do Consórcio, Vanoir Koelher fez uma prestação de contas do ano de 2012, com dados dos 13 municípios que fazem parte da cooperativa e apresentou as metas para 2013. Foram feitos 6.224 atendimentos médicos em 2012, com um custo de R$ 241.129,41. Questionado pelo Vereador Pedro Gaspar, Koelher mostrou que o município de Caçapava do Sul tem uma pendência financeira com o consórcio de R$ 31.834,13. O valor orçamentário previsto para Caçapava do Sul em 2013 é de R$ 354 mil.

Koelher disse ainda que o consórcio não contempla apenas a área da saúde, mas também estão atuando em setores como: Meio Ambiente, Educação, Maquinas, Agricultura e Infraestrutura, Gestão e Turismo.

O prefeito Otomar Vivian questionou sobre a taxa cobrada para administrar o consórcio, Koelher respondeu que é cobrado R$0,18 por pessoa, enquanto para cada atendimento feito, deve ser preenchida uma guia, onde a prefeitura é ressarcida de R$ 0,25, ou seja, sobra ainda R$0,07 por atendimento. O Diretor executivo disse ainda que esta guia não estava sendo preenchida e por isso o município não recebia estes valores.

Um dos pontos abordados na reunião foi trazer para o município vários atendimentos especializados que hoje são feitos fora de Caçapava e precisam de transporte diário de pacientes para outras cidades.

Completou que uma das preocupações que os gestores devem ter é em relação ao meio ambiente, pois as Leis são severas e os Prefeitos são responsabilizados por ações mal feitas nesta área.

Data de publicação: 10/01/2013