A primeira sessão de 2013 da Câmara de Vereadores aconteceu nesta segunda-feira, dia 7 de janeiro às 14h. Como não houve apresentação de projetos do Executivo, os parlamentares aprovaram o projeto de origem legislativa que reorganiza o quadro de cargos e salários dos servidores e funções gratificadas do Poder Legislativo.

Esta reorganização se deu em virtude ao aumento do número de vereadores, que passou de 9 para 11. Em função destas duas novas cadeiras no legislativo, quatro cargos foram instintos: sendo eles: Auxiliar de Assessor Jurídico, Auxiliar de Assessor de Imprensa, Coordenador de plenário e Coordenador de Comissões.

Não houve aumento nos vencimentos dos parlamentares, apenas uma reorganização nos cargos e funções para que fosse possível incluir na folha os dois novos vereadores do plenário. O último aumento nos salários da Câmara de Vereadores foi aprovado em junho de 2012, pois os aumentos são votados ao final de cada mandato, e entram em vigor no primeiro mês da nova administração.

Nesta primeira sessão de 2013, os 11 vereadores se fizeram presentes e se manifestaram. Também ficou definido que os assessores dos vereadores passam a ser denominados chefes de gabinete.

O Vereador Marquinho Vivian se manifestou a respeito dos débitos que a administração anterior deixou, “Em dezembro foi aprovado o remanejo de mais de R$ 4 milhões para suprir as despesas com o recolhimento do lixo, a folha do funcionalismo entre outros débitos do Executivo. Queremos saber onde está este dinheiro, pois no meu bolso não está e também não foi aplicado em Caçapava”, afirmou Marquinho que recebeu o apoio de Pedro Gaspar e de Caio Casanova.

O Vereador Peter Linhares afirmou que irá dar uma trégua, nas cobranças e pedidos, durante seis meses para que esta nova administração consiga colocar a prefeitura em dia, “vou ser parceiro da nova administração, mas estou aqui para cobrar e fiscalizar, e é exatamente isso que vou fazer”, concluiu Peter.

Já o Vereador Pedro Gaspar falou sobre sua experiência como parlamentar, “No meu 25º ano de parlamento eu nunca tinha visto um prefeito entregar a prefeitura desta forma, deixando uma mesa vazia e se ausentando na transição de cargo”.

Gaspar também falou de obras não finalizadas, destacando a Creche da Vila São Domingos e a pavimentação da Rua Benjamin Constant, “Vou seguir cobrando do Ex Prefeito as obras da Creche da Vila São Domingos, inclusive informei a ele que a obra estava abandonada e até havia pessoas levando portas e janelas da construção. Outro ponto que quero explicações de Zauri é a respeito da conclusão do calçamento da Rua Benjamin Constant, que consegui através de uma emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil reais através de apoio de Deputado Federal Otávio Germano (PP)”, concluiu Gaspar.

O Vereador Boca Torres (PT) ficou impressionado com a quantidade de lixo que somente no mês de janeiro de 2012 foi registrado a pesagem do recolhimento de 685 toneladas, onde na verdade eram recolhidos aproximadamente 280 toneladas. “Também realizei uma visita na oficina da Secretaria de Obras e fiquei horrorizado com o que avistei: pneus rasgados e máquinas destruídas compunham o cenário da oficina”, concluiu Boca.

Data de publicação: 08/01/2013