Na manhã desta terça-feira (9), Fábio Macedo, Chefe do Cartório Eleitoral de Caçapava do Sul, compareceu à Câmara de Vereadores para fornecer algumas informações sobre o título de eleitor e esclarecer dúvidas comuns entre a população.

Na reunião com a presidente da Câmara, vereadora Jussarete Vargas (PDT), o vice-presidente, vereador Antonio Almeida Filho (Lelo-MDB), a 1ª secretária, vereadora Mirella Biacchi, e o chefe de gabinete do vereador Lelo, Vinicius Marques, Macedo detalhou os procedimentos relacionados à renovação do título de eleitor, primeiro título e outros questionamentos que a população faz aos vereadores.

De acordo com Macedo, eleitores que mudaram de cidade ou estado têm até o dia 8 de maio para transferir o domicílio eleitoral e votar nas eleições municipais de 2024. Já os jovens entre 16 e 18 anos, a participação no pleito também é possível e muito importante, apesar de não ser uma obrigação. A partir de 15 anos de idade, já é permitido tirar o título de eleitor. No entanto, a pessoa só poderá votar ao completar 16 anos. Se a eleição for no dia 06 de outubro e o adolescente completa 16, um dia antes do pleito, está apto a votar.

Além disso, o Chefe do Cartório Eleitoral também destacou a importância da participação dos moradores das regiões do interior do município no processo eleitoral, ressaltando que sua presença como mesários é fundamental para garantir a democracia nas eleições. Ele enfatizou o que a colaboração desses cidadãos é essencial para fortalecer a representatividade e a transparência do sistema eleitoral em Caçapava do Sul.

Outras dúvidas podem ser esclarecidas no site do Tribunal Superior Eleitoral ou no Cartório Eleitoral que fica na rua Silva Jardim, 609. O horário de funcionamento é das 10 às 17 horas.

Fonte: CVM

Data de publicação: 09/04/2024