Ele já realizou centenas de casamentos, uniu casais, histórias e sonhos. O filho dos caçapavanos Altair Jacob Oberto e Iva Oberto, Antonio Cesar Oberto, recebeu uma homenagem dos vereadores Jussarete Vargas (PDT) e Antonio Almeida Filho (Lelo/MDB).

A homenagem ocorreu na manhã desta quarta (03) pelos 42 de atuação como juiz de paz.

Formado em Administração, no ano de 1975, Antonio retornou à Caçapava em 1978, com a aposentadoria do pai. Em outubro de 1982 iniciou a vida pública quando foi nomeado pela Justiça Eleitoral para escrutinador eleitoral.

Para o cargo de juiz de paz, foi indicado por Nilza Torres Dorneles, titular do cartório em Caçapava, no ano de 1983. Neste mesmo ano, o Secretário de Justiça do Estado encaminhou ao governador a nomeação para função de 1º suplente da Comarca de Caçapava. Durante a trajetória, atuou com suplente e titular, sendo que em 2006 assumiu a titularidade, cargo que ocupou até o dia 06 de fevereiro, quando ocorreu a aposentadoria compulsória por completar 75 anos.

Sempre ativo na comunidade, em 92 assumiu a presidência do grupo de arte nativa Os Chimangos; fez parte do Conselho do Hospital de Caridade Dr. Victor Lang e de 95 a 99 foi presidente da instituição; atuou na diretoria do Clube União como diretor, vice-presidente e presidente; foi fundador e presidente do Rotary Clube Sentinela; é membro da junta de apuração das eleições; participou do corpo de jurados do Tribunal da Comarca de Caçapava por vários anos.

Além dos casamentos realizados no cartório, igrejas e festas, fez dezenas de casamentos comunitários e nesses 42 anos presenciou muitas situações. Algumas delas foram marcantes, como a vez em que o noivo não apareceu. Então foi necessário ter uma conversa delicada com a noiva e solicitar que o casamento fosse remarcado, o que não ocorreu. Anos mais tarde, o noivo casou, porém com outra pessoa. Ou ainda quando realizou um casamento na sexta e na segunda a noiva foram até o cartório pedir a anulação porque o noivo, após brindar o momento com os familiares, saiu para comemorar com os amigos e voltou para casa dois dias depois.

Essas e outras histórias, Antonio guarda na memória, afinal foram mais de quatro décadas de caminhada profissional e serviços prestados à comunidade.

A moção de aplausos foi entregue no Plenário da Câmara e contou com a presença do novo juiz titular, Rogério Dutra, funcionários do Cartório de Registro Civil e familiares do homenageado.

Data de publicação: 03/04/2024

Créditos: Tisa de Oliveira