O programa “Mãe Gaúcha”, lançado no início do mês, pelo governo do Estado, tem como proposta dar atenção à primeira infância, que tem início na gestação. A ideia é promover cada vez mais ações integradas de cuidado e proteção a essa fase da vida.

Pensando nisso, o vereador Antonio Almeida Filho (Lelo-MDB) indicou ao Poder Executivo, através do prefeito e da Secretaria de Assistência Social, o cadastramento de Caçapava do Sul neste projeto. Os municípios poderão se habilitar para o programa aderindo ao edital.

O “Mãe Gaúcha” contemplará, com Kits de enxoval, as gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que recebam o benefício do programa Bolsa Família ou que estejam aguardando o deferimento da inscrição no programa. Também é necessário que as gestantes estejam com o pré-natal em dia.

Cada kit é composto por peças essenciais para os primeiros meses do bebê, como cobertor, toalha de banho com capuz, casaquinho de moletom, macacões longos e curtos, bodies, culotes e meias, além de uma bolsa maternidade.

“Precisamos atender e dar a devida atenção para as nossas crianças e uma das formas é a inserção das famílias em programas que ajudam no desenvolvimento dos pequenos”, avalia o vereador.

Data de publicação: 16/02/2024

Créditos: Tisa de Oliveira