O vice-presidente da Câmara, vereador Antonio Almeida Filho (Lelo-MDB) concedeu a primeira entrevista de 2024 à rádio Haragano, na manhã desta quinta (04), uma vez que a presidente Jussarete Vargas está cumprindo agenda na Capital.

Ela tem reuniões na União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (UVERGS) onde busca parcerias para questões administrativas do Legislativo.

Na rádio, Lelo falou sobre a eleição e posse da nova mesa diretora, sobre a intenção da nova mesa diretora em propor ações que aproximem a instituição, que representa o povo, da sua comunidade.

Também sobre o projeto de Lei que autoriza reajuste no IPTU, o vice-presidente explicou que todos os anos o Poder Executivo é obrigado a encaminhar esse projeto de reposição, sob pena de renúncia de receita, assim como o Estado e União fazem anualmente seus reajustes tributários. Trata-se de reposições da inflação; portanto, não houve aumento real sobre o IPTU.

“O reajuste no imposto causou alvoroço, uma vez que as informações foram repassadas por meio de recortes, sem muitas explicações”, esclarece.

De acordo com o vice-presidente, essa reposição vai ter um impacto mínimo no bolso da população. Utilizando como exemplo o reajuste do salário mínimo que passou de R$ 1.320 para R$ 1.412, R$ 92 por mês, em comparação com esta reposição que foi aprovada pela Câmara (IPTU), sobre o valor de R$ 1.320 vai dar uma reposição de R$ 62 por ano, em torno de R$ 5 por mês, para quem paga um IPTU com valor nesse patamar. A média do valor no Município é em torno de R$ 500, ou seja, essa reposição impactará, em média, menos de R$ 2 por mês para o contribuinte.

“Para que a Administração possa fazer investimentos é necessário aumentar a receita e uma das maneiras é através da arrecadação de IPTU, Trata-se de uma exigência legal a presente reposição tributária, visto que o  combustível,  óleo diesel,  alimento da merenda escolar, dentre outros;  sofreram reajuste, então obviamente o IPTU acompanhou esta adequação. Como se trata de ano eleitoral, essas questões se tornam mais sensíveis, e infelizmente sofremos ataques gratuitos, lembrando que nos anos anteriores foi feita e reposição, aprovada pela casa, sem nenhuma repercussão midiática”, finalizou o parlamentar.

Fonte: CMV

Data de publicação: 04/01/2024