O vereador Antonio Almeida Filho (Lelo-MDB) participou, na última semana, de uma reunião no Poder Executivo, para tratar sobre os avanços e investimentos na educação no ano atual, além das previsões para 2024.

A reunião contou com a presença do Prefeito Municipal Giovani Amestoy, do vice-prefeito Luiz Guglielmin, a secretária de educação Gislaine Huerta, a coordenadora de projetos e secretária adjunta Iole Dorneles, diretores e representantes de escolas municipais, além de assessores de gabinete e imprensa.

Durante o encontro, foi anunciada a criação de laboratórios de informação em toda a rede municipal de ensino, viabilizada por uma doação de cerca de 250 computadores recebida do TJ/RS. A secretária de educação também apresentou as demandas e projetos relacionados à implantação de energia solar nas escolas municipais, ressaltando a importância de buscar recursos por meio de emendas parlamentares. Foi confirmada também pelo prefeito, a parceria público-privada autorizada por dois PLE de permuta, aprovados pela câmara de vereadores, para a construção da cobertura de duas quadras poliesportivas, sendo uma na Escola São João Batista e a outra na Escola Nossa Senhora das Graças.

Lelo aproveitou ainda a ocasião para apresentar emendas impositivas destinadas à educação em 2024. Os recursos beneficiarão projetos da SEDUC e atenderão demandas específicas das escolas municipais, como:

- Projeto JEPP/SEBRAE – SEDUC;

- Ampliação do refeitório/cozinha da E.M.E.F. José Luiz Moreira – Vila Progresso;

- Cobertura de acesso a Escola Alfredo Duarte;

- Compra de uniformes e materiais escolares e esportivos (bolas, redes, etc) para a E.M.E.F. José Luiz Moreira;

- Compra de uniformes e materiais escolares para as EMEF Padre Fidencio, São Judas Tadeu e Lino Azambuja;

- Compra de brinquedos para as pracinhas das E.M.E.I. Dionéia Soares e Eva Saldanha;

- Compra de equipamentos para as E.M.E.F. Augusto Vitor Costa e Patrício Dias Ferreira;

- Projeto Escola da Floresta (Eliana Bassi de Melo).

O vereador ressaltou a importância desses investimentos na educação, afirmando: "Os investimentos em educação são primordiais para o desenvolvimento de qualquer comunidade. Por isso, acreditamos sempre no fortalecimento da educação básica para formarmos cidadãos cada vez mais capacitados em nosso município."

Fonte: CVM

Data de publicação: 21/12/2023