O Vereador Antonio Almeida Filho (Lelo-MDB), sugeriu ao Poder Executivo Municipal a criação do programa com o objetivo de realizar uma análise de viabilidade e implementar a gestão adequada dos resíduos sólidos nas escolas municipais.

Lelo justifica que a proposta é baseada em dados alarmantes do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que revelam que apenas 3% de todos os resíduos produzidos no Brasil são de fato reaproveitados, mesmo que 30% desses resíduos tenham potencial de reciclagem. Além disso, a má gestão de resíduos pode resultar na contaminação de cursos d'água, afetando diretamente o ecossistema.


Os impactos da má gestão de resíduos não se limitam apenas ao meio ambiente. Essa situação também interfere na infraestrutura da cidade, aumentando o risco de enchentes devido ao entupimento de bueiros e galerias pluviais. Essas enchentes causam transtornos, prejuízos materiais, destruição de áreas urbanas, desalojamentos e afetam negativamente a flora e a fauna locais. Além disso, a disseminação de doenças, como a dengue, a leptospirose e as diarreias bacterianas, também é um grave problema de saúde pública associado à má gestão dos resíduos.

Fonte: CMV

Data de publicação: 29/06/2023

Créditos: Giovana Lopes

Créditos das Fotos: Giovana Lopes

Compartilhe!