O vereador Antonio Almeida Filho (Lelo) sugeriu ao Poder Executivo Municipal, a criação do Programa Horta Escolar no município de Caçapava do Sul.

O objetivo da indicação é a implementação e manutenção de hortas nas dependências das escolas do município. O Programa visa contribuir para ampliar o acesso dos estudantes a alimentos saudáveis, servindo como incentivo a bons hábitos alimentares.
"Trabalhar com a horta é um poderoso recurso pedagógico que estimula o desenvolvimento de diversas habilidades importantes para a formação dos alunos, pois trata-se de uma atividade em grupo em que todos os alunos constroem e cuidam juntos, o que proporciona a cooperação, empatia, responsabilidade, resolução de problemas, inclusão, comunicação, argumentação, paciência, entre outros", destaca Lelo.

O Vereador também ressalta que "a horta nas escolas é um laboratório vivo, por meio do qual os alunos terão contato direto com os processos da natureza, e acompanham de perto o desenvolvimento das verduras, frutas e legumes, cultivar uma horta pode ajudá-los a se reconectar com a natureza e se interessar por ela."

Ao integrar o cultivo da horta às atividades propostas aos alunos, a iniciativa favorece a integração junto à comunidade e propicia maior conscientização pela sustentabilidade ambiental, com isso, os alunos entendem a importância de preservar o meio ambiente e de adotar práticas sustentáveis para a manutenção dos recursos naturais, essenciais para a vida no planeta além de que os alimentos produzidos podem ser utilizados no preparo das refeições na escola, o que gera economia e garante a qualidade do que está sendo consumido.

Segundo Lelo, já há previsão da possibilidade de doação do excedente da produção para as famílias dos estudantes de baixa renda.

Fonte: CMV

Data de publicação: 13/02/2023