Na tarde da última quinta-feira (27), ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores a Audiência Pública promovida pela Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) em conjunto com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Durante a audiência, foram discutidas formas de desenvolver uma política municipal para reduzir as desigualdades, além de debater, aprimorar, consolidar e propor diretrizes para o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Outros temas abordados incluíram a defesa dos direitos étnicos, individuais e coletivos, o combate ao racismo estrutural na cidade e a garantia de ações afirmativas.

Compuseram o corpo diretivo e conduziram a audiência a coordenadora municipal do COMPIR e presidenta do Clube Harmonia, Cátia Cilene Morais Dutra, e a Diretora de Articulação Interfederativa da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Igualdade Racial, Isadora Bispo dos Santos.

Também participaram da mesa principal a Presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMUPIR), Deise Lisiane Soares Luiz, o vice-presidente da Câmara, vereador Antonio Almeida Filho (Lelo-MDB), e o prefeito Giovani Amestoy. A audiência contou ainda com a presença dos vereadores Mirella Biacchi (PDT), Mariano Teixeira (PP), Caio Casanova (PDT) e Silvio Tolfo Tondo (PP), além de outras autoridades do município e membros da comunidade.

Na ocasião, foram distribuídos panfletos com orientações sobre o que fazer em caso de discriminação racial:

• Ligue para o 190;
  • Registre um boletim de ocorrência;
  • Exija que a discriminação seja registrada como a causa do crime;
  • Procure o Ministério Público.

A audiência representou um passo importante para fortalecer as políticas de promoção da igualdade racial no município e engajar a comunidade na luta contra o racismo.

Fonte: CMV

Data de publicação: 28/06/2024