Os estudantes universitários de Caçapava enfrentam diariamente uma rotina árdua, a maioria trabalha durante o dia e viaja a noite, com destino a Santa Maria para frequentar cursos de graduação ou profissionalizantes.

Este processo poderia ser mais tranquilo se houvesse um alívio para o bolso, uma vez que pagar os estudos e mais o transporte é um investimento alto e nem sempre acessível para todos.

Pensando nisso, a vereadora Mirella Fernandes Biacchi (PDT), indicou novamente ao Poder Executivo que seja criado um projeto de lei com um programa para subsidio de transporte aos estudantes carentes que cursam faculdade no turno da noite, bem como os cursos técnicos nos sábados.

“Este programa visa incentivar e possibilita a formação acadêmica universitária e técnica de munícipes, em curso de primeira graduação e técnico que não estejam disponíveis no Município de Caçapava do Sul de forma presencial, por meio do oferecimento de transportes aos estudantes de baixa renda, residentes em Caçapava do Sul, integrantes de famílias que não possuam débitos com a municipalidade”, explica.

A proposta é dar a oportunidade e a inclusão de estudantes carentes a esse acesso educacional, tanto para cursos superiores quanto para cursos técnicos.

“Isso só vem a somar para o nosso município onde cada vez mais manteremos nossos estudantes em Caçapava e engrandecendo o mercado de trabalho com pessoas qualificadas que não precisem ir embora da cidade para estudar”, acrescenta.

A vereadora ainda sugere que para manter o estudante no programa seja observado o prazo máximo para conclusão do curso e que seu acesso dependerá do cumprimento de requisitos de desempenho acadêmico devidamente estabelecidos em regulamento.

A execução do programa poderá ser realizada com a utilização do veículo do Poder Público, de instituições ligadas a educação e de organizações de sociedade civil isoladamente ou em parceria com empresas que já façam o transporte de passageiros entre as duas cidades.

Fonte: CVM

Data de publicação: 11/01/2024