Ela é a primeira mulher cristã a ocupar a Câmara e a segunda a assumir a presidência do Legislativo. Jussarete Vargas, mãe da Kauana - menina autista - tomou posse em uma sessão marcada pela emoção.

Com a casa cheia, a nova presidente comoveu os convidados: familiares, amigos e autoridades com um pronunciamento que abordou sua trajetória e sua fé.

Na tarde de terça-feira (2), ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores a solenidade de posse da nova presidente da Casa, vereadora Jussarete Vargas (PDT), juntamente com a composição da mesa diretora para o ano de 2024 que será formada pelos vereadores Antonio Almeida Filho (Lelo-MDB), vice-presidente; Mirella Biacchi (PDT), 1° Secretária e Paulo Pereira (PDT), 2° Secretário.

A cerimônia de posse contou com a presença do Prefeito Giovani Amestoy; do Deputado Federal Pompeo de Mattos, representando a Câmara dos Deputados; do Assessor Especial do prefeito Giordano Borba, que representou o Ministro da SECOM, Paulo Pimenta; da secretária de Educação, Gislaine Huerta; secretária do Planejamento e Meio Ambiente, Cassia Freitas; presidente do PDT, Cassius Poglia; a ex-vereadora de Lavras do Sul, Rosane Costa; ex-secretário de Educação Aristides Costa; Luiz Carlos Machado, secretário Geral Adjunto; Patrick Paz, chefe de gabinete; Osvaldo Oliveira, representando o PDT Diversidade Estadual; secretária de Assistência Social Adjunta, Franciele Melo; Flávio Monteiro, diretor de articulação política do Mercosul; pastores Jorge Romualdo e Maicon Fonseca, da igreja Assembleia de Deus; além de familiares e amigos da presidente eleita.

A nova presidente e a mesa diretora iniciam seus mandatos em um contexto de desafios e expectativas para Caçapava do Sul, reafirmando o compromisso com a comunidade, a participação democrática e o trabalho conjunto para o desenvolvimento do município.

Quem é a nova mesa diretora do Legislativo

Jussarete Vargas, presidente

Em seu terceiro mandato na Câmara Municipal, Jussarete Vargas foi a primeira mulher candidata a deputada estadual nas eleições de 2022, quando obteve 4080 votos. Foi a quinta mais votada no município nas últimas eleições e a segunda mais votada pelo seu partido. Ela ainda foi a primeira mulher a comandar o Sine, em Caçapava. Formada em Técnico em Enfermagem, exerceu a função de agente de saúde e adjunta na secretaria da Saúde. Mesmo nos períodos em que não esteve ocupando cargo público, contribuiu de forma voluntária nas áreas da Saúde e Assistência Social, auxiliando diretamente dezenas de famílias caçapavanas. Ela nunca esqueceu as raízes, aprecia a simplicidade e acredita muito em Deus. Venceu todos desafios que foram se apresentando na vida pessoal apegando-se a sua religiosidade.

Antônio Almeida Filho, vice-presidente

Advogado, 47 anos; casado com Patrícia Rosa Vargas, pai do Henrique e do Antônio. Lelo, como é conhecido, foi ex-presidente do Clube União Cacapavana. Está no exercício do terceiro mandato como presidente da OAB, subseção de Caçapava do Sul e Santana da Boa Vista. Estreiante na Câmara de Vereadores, foi eleito em 2020 pelo MDB e pela primeira vez ocupa uma função na mesa diretora, a de vice-presidente.

Mirella Fernandes Biacchi, 1ª secretária

Vereadora eleita em primeiro mandato com 407 votos, assumiu uma cadeira no Legislativo em 2021. É a vereadora das causas do povo; trabalha em prol dos animais e pelos que mais necessitam; está atenta aos direitos das mulheres e foi a idealizadora da Sala das Margaridas, na Delegacia. Destinou verba para quase 600 castrações gratuitas, para cães e gatos. Elaborou o projeto “Comida na mesa, dignidade com certeza”, que através de emendas impositivas possibilita a compra de produtos da agricultura familiar para distribuir às famílias carentes do município. Vereadora que se importa com as crianças, Esportes, Saúde e Educação Ambiental. Defende aqueles que têm voz, ou não.

Paulo Pereira, 2º secretário

Nasceu em 31 de dezembro de 1967. É apicultor e está no seu quarto mandato na Câmara. Assumiu o cargo de 2005 a 2008, de 2009 a 2012, de 2017 a 2020 e nas eleições em novembro de 2020 foi eleito com 616 votos. O vereador, além de outros projetos, promove há mais de 10 anos, ações de coleta de lixo eletrônico no município.

Fonte: CVM

Data de publicação: 03/01/2024