Em colaboração com a Casa de Cultura Juarez Teixeira e os alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a vereadora Mirella Biacchi (PDT) destinou um montante de R$10 mil para a criação do mural no município.

O painel cultural, elaborado na Casa de Cultura Juarez Teixeira, vai além de simplesmente embelezar a cidade, buscando promover o turismo local e fortalecer a identidade dos cidadãos da região, especialmente após a certificação do Caçapava Geoparque Mundial pela Unesco.

O projeto, executado pelos alunos de desenho industrial da UFSM sob a orientação do professor André Dalmazzo, incorpora elementos marcantes da história e economia local, como o fóssil de uma preguiça-gigante encontrado em 2012, as oliveiras simbolizando o crescimento econômico e as Minas do Camaquã. A comunidade também teve participação ativa, contribuindo com pinceladas e sugestões, tornando o projeto inclusivo e representativo.

Ao destacar a importância da iniciativa, a coordenadora da Casa de Cultura, Gisele Teixeira, ressaltou que o projeto se transformou em um processo de aprendizado para todos os envolvidos. A colaboração com o professor André Dalmazzo e o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) fortaleceram ainda mais o projeto, enfatizando a relevância da união de esforços para enriquecer culturalmente a cidade.

Em uma fala, a vereadora Mirella Biacchi declarou: "É gratificante ver esse projeto se concretizar, fruto da união entre a comunidade, a Casa de Cultura e os talentosos alunos da UFSM. Estamos investindo não apenas em arte, mas na construção de um legado cultural para as futuras gerações de Caçapava do Sul."

Fonte: CVM

Data de publicação: 18/12/2023