Em reunião com autoridades do município, realizada na última sexta-feira (24), foi oficialmente sancionada a Lei que doa uma área à União para a implantação do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) em Caçapava do Sul.

O IFFAR é uma instituição de ensino técnico, tecnológico e superior vinculada ao Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Sua missão é oferecer educação profissional e tecnológica, visando o desenvolvimento social, econômico e cultural das comunidades em que está inserido.

A implementação do IFFAR em Caçapava do Sul é de grande importância, pois representa a oportunidade de oferecer uma educação de qualidade, focada em aspectos técnicos e tecnológicos, para os estudantes da região. Além de contribuir para o fortalecimento do sistema educacional local, a presença do IFFAR pode impulsionar o desenvolvimento econômico e cultural da comunidade, preparando os jovens para o mercado de trabalho e promovendo avanços significativos no âmbito educacional.

O vereador Luis Fernando Torres (Boca-PT), um dos principais entusiastas desse projeto, expressou sua satisfação ao ver o esforço concentrado para atrair esse investimento significativo para o município. Destacou que este momento é histórico, pois apenas dois municípios, Santa Maria e Caçapava do Sul, aprovaram a doação de terreno para o IFFar. O vereador agradeceu também ao Ministro Paulo Pimenta, o deputado estadual Valdeci Oliveira aos prefeitos Sávio Prestes, de Lavras do Sul, Garleno Alves, de Santana da Boa Vista, e Giovani Amestoy, de Caçapava do Sul pela parceria e empenho na viabilização do Instituto Federal no município.

O prefeito Giovani Amestoy, salientou a relevância do projeto para credenciar Caçapava do Sul a receber uma unidade do IFFar. Lembrou das visitas a Santa Maria e Brasília, onde foi informado sobre as chances do município receber a instituição, destacando o trabalho do grupo de entusiastas que formou uma comissão para buscar essa conquista.

O presidente da câmara, vereador Silvio Tondo (PP), também presente, ressaltou a importância desse momento para o crescimento contínuo de Caçapava, enfatizando que a educação desempenha um papel fundamental nesse processo. Parabenizou os envolvidos na iniciativa de trazer o IFFar para o município, destacando o empenho de diversos segmentos locais.

O empresário Eraldo Vasconcelos expressou gratidão a todos os colaboradores, especialmente ao vereador Boca. Ele enfatizou que Caçapava está vivenciando grandes conquistas, como o Geoparque Caçapava Unesco, e em breve, o IFFAR. Destacou que o mais importante é ver o engajamento de todos na causa.

Os vereadores Mirella Biacchi (PDT), Antônio Almeida Filho (Lelo-MDB), Jussarete Vargas (PDT) e Patricia Castro (PL) compartilharam sua alegria, reconhecendo a importância do esforço coletivo para viabilizar a oferta do terreno ao IFFAR em Caçapava do Sul. Enfatizaram a responsabilidade de cada um nesse processo e parabenizaram a todos pela conquista.

O professor Norton Ferreira lembrou que teve a oportunidade de fazer a justificativa ao IFFAR onde destacou a Metade Sul e suas características específicas sendo a menor estrutura fundiária do Brasil, ligando a questão agropecuária bem como uma área que perde população a cada dia e principalmente e ressaltou a importância de sensibilizar e qualificar os jovens da região. Ferreira agradeceu ainda o empenho da secretária de Planejamento e Meio Ambiente Cássia Freitas que não estava presente no momento por estar em Brasília.

A secretária Gislaine Huerta destacou a melhoria na educação com a chegada do IFFAR, enquanto Edimar Fonseca, coordenador pedagógico da SEDUC, elogiou as qualidades da instituição.

O vice-prefeito e secretário Geral do município, Luiz Guglielmin, concluiu os pronunciamentos afirmando que a vinda do IFFAR transformará a realidade de Caçapava do Sul, preparando jovens para o mercado de trabalho. Agradeceu o apoio dos vereadores nessa causa importante.

Também estavam presentes o Chefe de Gabinete da Presidência da Câmara de Vereadores, Dilvane Loreto Jaime, a Secretária Adjunta de Educação, Iole dos Santos Dorneles, o Secretário Geral Adjunto, Patrick Paz, o Secretário Adjunto de Administração, Ederson dos Santos Mota, e o Secretário Adjunto da Secretaria de Agropecuária, Indústria e Comércio (SEAGROPIC), Gelson Lopes.

Fonte: CVM

Data de publicação: 28/11/2023