A entrega, ao professor universitário, ocorreu em Sessão Solene na sexta-feira (31), às 19:30 horas, no Palácio Vereador João Raymundo da Silva Santos, na Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul.

A Vereadora Mirella Biacchi, autora do Decreto Legislativo que outorgou o título, justificou esta homenagem, devido aos relevantes serviços prestados pelo professor à nossa comunidade em prol do Geoparque Caçapava.

“Desde o início do trabalho do Geoparque Caçapava, o Professor não mediu esforços para o crescimento da economia e da comunidade como um todo”, disse Mirella em seu discurso.

A Sessão Solene com a entrega da honraria contou com a presença do Vice-Prefeito Luiz Carlos Guglielmin, o Presidente do Legislativo Ver. Silvio Tolfo Tondo (PP), a Secretária Ver. Patricia Castro (PL) e o homenageado para compor a Mesa. Na ocasião estavam presentes o Diretor da Secretaria de Educação do RS Paulo Burmann, a Secretária Educação Gislaine Huerta, o Diretor da Unipampa Campus Caçapava do Sul José Rojas, a Secretária Geral Cassia Freitas, o Secretário do Turismo Stener Camargo, a Secretária da Agropecuária Industria e Comércio Michele Mendes, o Procurador Geral do Município Luciano Pavanatto, familiares, amigos e membros da comunidade. Dentre os Vereadores presentes estavam Mariano Teixeira (PP) Antonio Almeira Filho (Lelo - MDB), Jussarete Vargas (PDT) e Luis Fernando Torres (Boca - PT). Os Vereadores Caio Casanova (PDT), Marquinho Vivian (MDB), Zilmar Araújo (PP) e Paulo Pereira (PDT) não se fizeram presentes na solenidade mediante a devida justificativa de ausência.

O mais novo conterrâneo se dedica a pesquisas e ações de extensão na área de Geodiversidade, Patrimônio Geológico e Geoconservação, e atuado na coordenadoria científica da equipe de implantação do Geoparque Caçapava Aspirante UNESCO.

Borba é atualmente Professor Associado do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

“A riqueza que temos aqui é ímpar, todos que estudam geologia e afins tem Caçapava do Sul como um rico laboratório disponível para pesquisas. Quando ouvi falar em Geoparques imediatamente pensei que o nosso inevitavelmente está em Caçapava do Sul”, afirmou o Professor emocionado na solenidade.

Data de publicação: 01/04/2023

Créditos: Daniel Miranda