A vereadora Mirella Biacchi (PDT), representando a Câmara de Vereadores, participou na tarde desta segunda-feira, dia 29, do lançamento da Patrulha Maria da Penha no município.

O evento aconteceu no batalhão da Brigada Militar em Caçapava do Sul, e contou com a presença do juiz de direito, Luis Felipe Lemos Almeida, o promotor de Justiça, Gabriel Munhos Capelani, prefeito municipal, Giovane Amestoy, a coordenadora do CREAS, Mariana de Freitas Mesquita da Costa, representando o Comando do Esquadrão o 1º Sargento, Diego Pereira e a soldado habilitada para coordenar a Patrulha, Teresa Leal dos Santos.

Na oportunidade, a vereadora Mirella Biacchi destacou o trabalho que vem sendo realizado pela Brigada Militar em nosso município e a importância do patrulhamento no combate a violência doméstica.

“O lançamento da Patrulha Maria da Penha, conduzido pela soldado Tereza é um grande marco para o nosso município. Juntamente com apoio e proteção da Rede Municipal e da Delegacia de Polícia Civil, através da Sala das Margaridas, esperamos que diminuam os casos e que as vítimas tenham mais confiança e possam denunciar, saindo do ciclo de violência que vivem. Estou sempre à disposição da comunidade para lutar pelos que precisam de dignidade e justiça”, disse a vereadora Mirella Biacchi.

Na ocasião o 1º Sargento da Brigada Militar, Diego Pereira, explicou que a ação da Patrulha irá acontecer a partir do deferimento de medida protetiva de urgência pelo Poder Judiciário, mediante despacho de necessidade de acompanhamento da força policial, estendendo-se até decisão de extinção ou termino do prazo de concessão da medida.

Desta forma, o atendimento ocorre através da realização de visitas regulares, em dias e horários diversos, as quais têm como objetivo fiscalizar se a as medidas protetivas de urgência estão sendo cumpridas pelo agressor, bem como verificar a situação da vítima.

“A atuação ocorre no pós-delito, acompanhando o cumprimento da medida protetiva de urgência e atuando na prevenção no momento que contribui para a quebra do ciclo de violência, impedindo que os atos violentos se perpetuem na família”, explicou o sargento.

Atualmente a Patrulha Maria da Penha está presente em 114 municípios do Estado e faz parte da Rede Estadual de Enfrentamento e Atendimento Especializado às mulheres em situação de violência e promoção da autonomia das mulheres – Rede Lilás, criada em 2013.

Para a execução do programa, a Brigada Militar de Caçapava do Sul conta com policiais militares que participaram do curso de capacitação para a Patrulha Maria da Penha e com viatura caracterizada.

Data de publicação: 30/11/2021

Créditos: Heron Freitas