Na última segunda-feira (17), a vereadora Patrícia Castro (PL), protocolou na Câmara de Vereadores um Projeto de Lei que visa estabelecer o uso do Cordão de Girassol como um instrumento para auxiliar na identificação de pessoas com deficiências.

Pessoas com deficiências oculatas como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção (TDA), transtornos ligados à demência, doença de Crohn, colite ulcerosa e fobias extremas que frequentemente enfrentam dificuldades em se manterem por longos períodos em determinados locais, o que pode gerar tensão e nervosismo tanto para elas quanto para seus familiares.

O Projeto tem como objetivo conscientizar cada vez mais os estabelecimentos e seus funcionários sobre a necessidade de atenção especial às pessoas que utilizam o cordão de girassol, sem a necessidade de maiores explicações ou justificativas, uma vez que suas deficiências são ocultas. Com a aprovação, espera-se que os estabelecimentos do município estejam cientes da importância de oferecer um ambiente acolhedor e compreensivo para essas pessoas, garantindo que elas se sintam respeitadas e incluídas em suas atividades diárias.

A utilização do Cordão de Girassol como identificação auxiliar proporcionará às pessoas com deficiências ocultas uma forma discreta de sinalizar suas necessidades especiais, permitindo que os responsáveis pelos estabelecimentos e os funcionários adotem medidas apropriadas para oferecer um atendimento mais inclusivo e adequado.

O projeto de lei agora seguirá para análise e discussão nas comissões competentes da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul. Caso seja aprovado, contribuirá significativamente para a conscientização e sensibilização da sociedade em relação às deficiências ocultas, promovendo uma maior inclusão e compreensão dessas pessoas no município.

Fonte: CMV

Data de publicação: 29/05/2023