A Presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social do Legislativo, Patrícia Castro (PL), compôs a mesa na Audiência Pública para discutir melhorias de atendimento do setor de Maternidade do Hospital de Caridade Dr. Victor Lang.

O evento, que ocorreu na manhã de quinta-feira (14), no Instituto Municipal de Educação. Contou com mesa de discussão composta pelo Prefeito Giovani Amestoy, a Secretária de Saúde Inês Salles, a Presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social Patricia Castro, o Promotor de Justiça Gabriel Capelani, as representantes do Grupo Coletivo de Mães de Caçapava do Sul Daiane Dutra e Maiara Rosa, a Coordenadora Nacional do Coletivo Nascer Direito Laura Cardoso e Diretor Clínico do HCVL Dr. Jeferson Deves.
Participaram também mais de cinquenta pessoas, dentre elas os Secretários Aristides Costa (Educação), Cássia Freitas (Geral), Aline Medeiros (Adjunta Saúde), Luciano Pavanatto (Procurador Geral Municipal), os vereadores Antônio de Almeida Filho (Lelo-MDB) e Mirella Biacchi (PDT), Ligia Maria de Oliveira (Conselho Municipal de Saúde), Caroline Minetto (Coordenadora de Atenção Básica à Saúde) e demais representantes do Coletivo e da comunidade Caçapavana.
Na ocasião, o Coletivo de Mães abordou explanações pelo direito ao parto humanizado e por técnicas atuais garantidas por lei durante a gestação. Assim como, acerca de sete denúncias protocoladas no Ministério Público.
O representante do hospital de Caridade Dr. Victor Lang falou que a direção clínica está aberta ao diálogo para que, conforme os protocolos já existentes, sejam discutidas mudanças que forem necessárias, sempre prezando à vida, e, se necessário, com andamento jurídico se identificado pelo Ministério Público algum procedimento inadequado nos atendimentos.
A vereadora Patricia contou sua experiência sobre o parto e a fragilidade da mãe neste momento. A parlamentar relembra o juramento dos profissionais de saúde e ressalta o diálogo como uma forma positiva de buscar o melhor atendimento as gestantes no HCVL. “O que a gente quer nesta audiência é chegar num consenso, bem comum, em relação ao atendimento das gestantes. É um momento delicado que exige um bom tratamento, carinho e respeito. Gostaria da presença dos obstetras nesta discussão”, explano Patricia em sua fala.
O prefeito, juntamente com a Secretária de Saúde, falou que, cabe ao Poder Executivo, além da garantia do acesso à saúde prevista na Constituição, o acompanhamento destes procedimentos, em parte realizados pelo SUS, e em partes realizados de forma contratada via hospital para garantir à população o acesso e direito à saúde.

Data de publicação: 18/07/2022

Créditos: Daniel Miranda