A Vereadora Patricia Castro (PL), em Sessão Plenária da Câmara, falou sobre a semana do autismo e ressaltou a falta de monitores de Educação Especial nas escolas municipais.
Patricia contou que em ambos os eventos acima citado recebeu denúncia de duas mães que solicitaram o acompanhamento de monitores especiais a seus filhos nas escolas do município. Isto chamou muito a atenção da vereadora que relembrou uma votação recente, na Casa Legislativa, aprovando unanimemente a contratação de 15 monitores de educação especial.
Seguindo a explanação, ela ainda fala sobre a reunião que teve com a Secretária Adjunta da Educação e a Coordenadora da Educação Especial, na qual, foi informado que o projeto de contratação estava em tramitação na Secretária da Administração.
“Se este projeto está tramitação na Secretária da Administração, peço que seu andamento, despacho e contratação sejam tratados com brevidade, tendo em vista a urgência do assunto. Tem crianças que necessitam do apoio dos monitores para a vida escolar. Espero uma solução ágil e rápida sobre o assunto”, disse Patrícia.
Dentro ainda da Semana do Autismo, a vereadora Patricia Castro, em parceria com a Secretária de Educação Municipal, realizou uma palestra com a Educadora Especial, a Sra. Gabriela Lehnhart, onde vários profissionais da área da educação tiveram a oportunidade de aprimorar o conhecimento sobre o assunto. Este evento ocorreu na tarde de 06 de abril no auditório do Instituto Municipal de Educação de Caçapava do Sul, contou também com a presença do Secretário de Educação Aristides Costa, a Secretária Adjunta Gislaine Huerta e da Coordenadora de Educação Infantil Alice Dutra. A palestrante falou sobre “os desafios e possibilidades da inclusão escolar para crianças com deficiência”, abordou vários temas sobre autismo e enriqueceu o assunto com informações relevantes para a vida escolar de alunos especiais.
Na abertura do evento, Patricia disse que fez questão de trazer esta profissional para falar sobre a inclusão para crianças com deficiência, pois as profissionais que atuam nas escolas municipais, na APAE e mães e pais destes alunos, devem ter acesso a este tipo de treinamento que busca elucidar dúvidas e contribui para o desenvolvimento, tanto das crianças, como dos profissionais que acompanham eles no dia a dia.
Data de publicação: 07/04/2022
Créditos: Daniel Miranda
Créditos das Fotos: Daniel Miranda