De acordo com o Decreto Legislativo nº 178, de 31 de agosto de 2021, outorgou em Cerimônia de Inauguração do novo Fórum de Caçapava do Sul, iniciada às 14hrs, o Título de Cidadão Caçapavano ao Magistrado Diego Carvalho Locatelli.

Na tarde de hoje, quarta-feira, dia 19, a Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, de acordo com o Decreto Legislativo nº 178, de 31 de agosto de 2021, outorgou em Cerimônia de Inauguração do novo Fórum de Caçapava do Sul, iniciada às 14hrs, o Título de Cidadão Caçapavano ao Magistrado Diego Carvalho Locatelli, por indicação do vereador e também presidente da OAB – Caçapava do Sul e Santana da Boa Vista, Antonio Dias de Almeida Filho - Lelo (MDB).

Participaram da solenidade, representando o presidente do Legislativo, Luis Fernando Torres – Boca (PT), a vereadora Patricia Santos de Castro (PL), o prefeito Giovani Amestoy, o vice-prefeito, Luiz Guglielmin, o Procurador Jurídico de Caçapava do Sul, Luciano Pavanatto, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Des. Voltaire de Lima Moraes, a 1ª vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Desa. Liselena Schifino Robles Ribeiro, o 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Des. Ícaro Carvalho de Bem Osório, o 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Des. Ney Wiedemann Neto, a corregedora-geral da Justiça, Desa. Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, a presidente do Conselho de Administração, Planejamento e Gestão do Tribunal de Justiça do Estado, Desa. Iris Helena Medeiros Nogueira, o diretor-geral do Tribunal de Justiça do Estado, Sandro Correia de Borba, o 2º Promotor de Justiça da Promotoria de Caçapava do Sul, Gabriel Munhoz Capelani, o delegado de Polícia Civil de Caçapava do Sul, Bruno Lima Carnaúba, o Promotor de Justiça da Comarca de Dom Pedrito, Diego Taborda, a Defensora Pública, Fátima Haag, a juíza da 2ª Vara Judicial da Comarca de São Sepé, Dra. Bruna Casagrande Siebeneichler, representando a Brigada Militar, Sarg. Diego Pereira, o diretor do BRDE e ex-prefeito, Otomar Vivian, o deputado Estadual, Faissal Karam, a chefe de gabinete da vereadora Mirella Fernandes Biacchi (PDT), Catia Oliveira, além de familiares e amigos do homenageado.

Com um design diferente, o mais novo Fórum é funcional, tecnológico, inovador, ecologicamente correto, voltado à justiça digital. O prédio possui diversas inovações em tecnologia, logística e sustentabilidade. O Fórum Digital é um dos primeiros do Estado nesse novo modelo e o primeiro desse porte.

“É um grande passo para otimizar o atendimento da justiça para os cidadãos, para os advogados, e os municípios de Caçapava e Santana da Boa Vista, que fazem parte da nossa comarca. Estou muito satisfeito em ver concluída esta importante obra, a qual, como OAB, viemos acompanhando, apoiando e incentivando o projeto desde 2009”, disse o vereador Lelo.

Na oportunidade, foi entregue pelas mãos do vereador Lelo e da vereadora Patricia, um diploma e troféu Símbolo do Cidadão Caçapavano, presenteado aos mais novos caçapavanos ou caçapavanas. Objeto criado pelo escultor Edilson Diniz, utilizando a pedra calcária como principal matéria prima.

Durante o seu discurso, o vereador Antonio Dias de Almeida Filho – Lelo (MDB) falou da importância do Magistrado Diego Locatelli para o sistema judiciário e social de Caçapava do Sul.

“Esta merecida homenagem se justifica devido aos relevantes trabalhos prestados ao nosso município pelo nosso homenageado na sua área de atuação, o Judiciário, frente a Comarca de Caçapava do Sul/RS e Santana da Boa Vista, bem como na área social e apoio às questões de Saúde durante a pandemia, destinando Recursos da Vara das penas alternativas para o HCVL e ao SUS. Além de papel fundamental do referido Magistrado na efetivação da obra do novo Fórum de nossa Comarca”, ressaltou o vereador Lelo.

Diego Carvalho Locatelli é natural de Taquari/RS. Formado em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, ingressou na magistratura na data de 09 de novembro de 2017. Em 02 de abril de 2018, passou a ser juiz titular em Caçapava do Sul, onde atua até os dias de hoje como substituto na Primeira Vara Judicial e Direção do Foro. Também foi Juiz Eleitoral da 9ª Zona, que engloba Caçapava do Sul, de setembro de 2018 a janeiro de 2021.

Data de publicação: 19/01/2022

Créditos das Fotos: Daniel Miranda