A intenção, conforme a vereadora é assegurar o direito de vacinação no grupo de risco logo que houver disponibilização de vacinas pelas entidades sanitárias do município e distribuição pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

A vereadora Patricia Castro (PL), apresentou na última sessão da Câmara de Vereadores, realizada na quarta-feira, 03, um projeto de lei que dispõe sobre a vacinação contra o Coronavírus as pessoas com Autismo, Sindrome de Down e Deficiência Intelectual no município.

A intenção, conforme a vereadora é assegurar o direito de vacinação no grupo de risco logo que houver disponibilização de vacinas pelas entidades sanitárias do município e distribuição pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a parlamentar estas doses que serão utilizadas para esse grupo de risco prioritário serão as chamadas “reserva técnica de vacinas”, que o município recebe, juntamente com cada lote, permitindo assim a inclusão desse novo grupo de prioridade sem afetar os já definidos pelo Ministério da Saúde.

“Este grupo de pessoas possuem alterações imunológicas graves decorrentes, principalmente das dificuldades alimentares e de funções de estruturas orgânicas como o trato respiratório e sistema imunológico”, explicou a vereadora.

Além disso, segundo a parlamentar, estas pessoas têm, principalmente os Autistas e aqueles com Síndrome de Dow, um estresse oxidativo que é maior, de seis a oito vezes, do que a população fora desse grupo, o que faz também com que eles tenham atenuadas as funções vitais do sistema imunológico em função desse mecanismo.

“O aproveitamento da chamada reserva técnica dos imunizantes que chegam ao município, vai permitir a inclusão dessas pessoas. Isso permitirá a celeridade no processo de início da vacinação do grupo. Por isso é essencial seguir as recomendações de prevenção para evitar a doença nesse grupo de risco!”, disse a vereadora.

 

Data de publicação: 08/03/2021

Compartilhe!