Durante sessão na Câmara, o vereador Peter Linhares (PDT) apresentou uma indicação ao Poder Executivo sugerindo a realização de um estudo para avaliar a viabilidade da implantação de subsídio ao transporte coletivo municipal.

A proposta visa seguir o exemplo de outras cidades do Rio Grande do Sul que já adotaram essa medida, como Parobé e Gramado, que oferecem subsídio parcial, e Pedro Osório e São Gabriel, com subsídio total.

Segundo o parlamentar, o objetivo da sugestão é colaborar com a administração municipal na busca por soluções que garantam um serviço de transporte público mais eficiente, acessível e sustentável.

O subsídio consiste na participação do poder público no custeio do sistema, o que permitiria reduzir os impactos financeiros tanto para os usuários quanto para as empresas operadoras.

Em muitas cidades, a tarifa é a única fonte de financiamento do transporte coletivo, o que encarece o serviço para a população de baixa renda e compromete a sustentabilidade das empresas do setor, que enfrentam queda na demanda, aumento de custos operacionais e falta de investimentos.

Além disso, a iniciativa também poderia contribuir para a mobilidade urbana como um todo, já que o incentivo ao uso do transporte público tende a reduzir o número de veículos particulares circulando, o que ajudaria a aumentar a disponibilidade de vagas de estacionamento no centro da cidade.

De acordo com o vereador, a implementação de um modelo de subsídio parcial ou total por parte da Prefeitura, possibilitaria oferecer um serviço de maior qualidade, com mais horários disponíveis, maior pontualidade, segurança e renovação da frota, incluindo veículos modernos e mais confortáveis para os usuários.

Fonte: CMV

Data de publicação: 05/09/2025

Créditos: Tisa de Oliveira

Créditos das Fotos: Tauane Alves