Vereador protocola projeto para regulamentação da Telemedicina no município
Na última segunda-feira, dia 27, o vereador Alex Vargas (MDB) protocolou na Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul um Projeto de Lei que dispõe, em caráter excepcional e temporário, sobre as ações de Telemedicina, com o objetivo de regulamentar e operacionalizar as medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública, decorrente da epidemia de COVID-19, no município.
“Em algumas situações como febre, gripe, cólica ou enjôos, muitas pessoas se perguntam se é necessário procurar um serviço de emergência, hospital ou médico especialista para averiguar a situação, ou até se seria o caso tratar o problema de saúde em casa. Uma das alternativas para evitar desperdícios de recursos e de tempo, ajudando os pacientes a utilizar melhor os serviços de saúde, é a telemedicina, que é um serviço 24h destinado a orientar os pacientes a navegar melhor pelo sistema de saúde”, disse o vereador.
O objetivo do projeto, que visa a telemedicina, é de por meio de plataforma online, os cidadãos receberem orientação de profissionais de saúde qualificados sobre a melhor forma de agir em cada situação. Seguindo protocolos clínicos, eles poderão responder questões sobre sintomas, como agir em casos de quedas, traumas, dúvidas sobre medicamentos e vários assuntos em tempo real e à distância.
O projeto deve entrar em primeira discussão na Câmara na próxima semana e encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça da casa. Após recebe o projeto a Comissão dará o parecer sobre a matéria.
A data da votação do projeto ainda não foi definido pelo Legislativo.
Data de publicação: 29/04/2020