A sessão ocorreu na última terça-feira (20), no CTG Ronda Crioula, nas Minas do Camaquã e teve como principal objetivo permitir que os moradores locais participassem e expressassem suas demandas e preocupações.

A iniciativa de realizar sessões itinerantes em diferentes localidades do município, a cada dois meses, promove uma maior proximidade entre os representantes políticos e a população residente no interior. Isso resulta em um diálogo mais efetivo, ampliando a participação democrática e a atenção às necessidades específicas de cada região.

O Presidente da Câmara de Vereadores, Silvio Tolfo Tondo (PP) destacou a importância dessas sessões itinerantes, afirmando que é essencial que os representantes do povo estejam presentes para ouvir de perto as demandas da comunidade. Ele ressaltou também que essa iniciativa é uma forma eficaz de exercer o papel fiscalizador, garantindo que as necessidades da população sejam atendidas devidamente.

Durante o evento, os cidadãos puderam utilizar a tribuna popular para expressarem suas necessidades e preocupações. O Presidente da Associação de Moradores, Carlos Magno, representou a comunidade local e aproveitou a ocasião para expressar gratidão pela parceria estabelecida com o Prefeito do município, mas também, apresentou as diversas reivindicações em nome da comunidade. Ressaltou a urgente necessidade de limpeza de bueiros, a falta de infraestrutura na região e o sentimento de abandono por parte do Poder Executivo Municipal, que tem impactado negativamente a população.

O professor Darcy Guterres também aproveitou a oportunidade para expressar sua preocupação, destacando que a comunidade das Minas do Camaquã está se sentindo abandonada como munícipes de Caçapava. Ele ressaltou que os moradores da região também têm direito à saúde, educação e infraestrutura básica para viver. Guterres mencionou ainda a falta de transporte coletivo, que dificulta a locomoção e questionou onde estaria o recurso de R$ 250 mil que foi destinado para a reforma do ginásio de esportes local, que é fundamental para o desenvolvimento dos alunos da região. Expressou também sua preocupação sobre a manutenção do selo do Geoparque caso as condições atuais persistam.

O morador local, José Deni, também aproveitou o espaço e disse que a região não está sendo bem cuidada pelo município. Ele solicitou atenção do poder público para garantir uma vida digna e destacou a importância de valorizar as Minas do Camaquã, por se tratar de um dos mais importantes e visitados pontos turísticos da região.

Durante os debates, os vereadores discutiram diversas demandas levantadas pela comunidade sendo as principais delas: Os recursos para as reformas do ginásio local e do Cine Rodeio, o conserto de ruas e bueiros, a reforma do posto de saúde e a necessidade de uma enfermeira residente na região para atender casos de emergências.

A primeira Sessão Ordinária Itinerante é um marco para a representatividade e inclusão, destacando a participação ativa da população na formulação de políticas públicas. A Sessão serviu para aproximar os representantes políticos da comunidade, promovendo diálogos diretos e efetivos para atender às demandas específicas de cada região, fortalecendo a democracia, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do município e uma sociedade mais participativa e inclusiva.

Fonte: CMV

Data de publicação: 22/06/2023