Em uma sessão solene marcada pela presença de autoridades e representantes do setor público, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) tomou posse do conselheiro Marco Peixoto como presidente para o biênio 2024-2025.

No seu segundo mandato à frente da Corte, Peixoto expressou a sua determinação em intensificar as orientações aos gestores, especialmente aos prefeitos, durante o período de transição e posse após as eleições municipais.

A conferência, realizada nesta quinta-feira, foi prestigiada por figuras importantes do cenário político e do controle externo, evidenciando a relevância do momento para a fiscalização das contas públicas. O presidente da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, Silvio Tondo Tondo (PP), presente no evento, destacou a importância do novo desafio reforçado por Marco Peixoto, ressaltando a relevância de sua missão para a transparência e o correto uso dos recursos públicos.

Durante seu discurso de posse, Peixoto reforçou o compromisso de aproximar os gestores e valorizar os servidores do Tribunal. Ele enfatizou a importância de oferecer suporte e capacitação aos profissionais responsáveis ​​pelo controle externo, promovendo melhorias e atualizações nos sistemas de informação para agilizar os processos.

O conselheiro Marco Peixoto sucede a Alexandre Postal, e a transmissão da carga foi marcada por referências às conquistas alcançadas durante a gestão anterior, demonstrando a continuidade dos avanços previstos para a fiscalização e transparência no Estado. Além do presidente da Câmara de Vereadores, muitas outras autoridades estiveram presentes, incluindo representantes do Tribunal de Contas da União, membros do Legislativo e do Judiciário estadual, bem como líderes de entidades ligadas ao controle externo.

A posse de Marco Peixoto à presidência do TCE-RS reflete o comprometimento com a gestão transparente e responsável dos recursos públicos, sinalizando um período de intensificação das ações de orientação e apoio aos gestores municipais no Estado.

Fonte: CVM

Data de publicação: 15/12/2023