Durante a sessão ordinária da última terça-feira (31), a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 5061/2023, proposto pelo Vereador Silvio Tondo (PP), que estabelece o Dia da Doceira no Município.

A data será comemorada anualmente em 4 de outubro.

projeto de lei tem como objetivo principal reconhecer a importância dos conhecimentos transmitidos de geração em geração na culinária dos doces de Caçapava do Sul, destacando seu valor simbólico para a história e o desenvolvimento econômico da cidade. A escolha da data, 4 de outubro, foi inspirada na 1ª Mostra de Doces Caçapavanos, realizada no pátio da Câmara de Vereadores em 2023, conforme sugerido pelas próprias Doceiras Caçapavanas.

Tondo enfatizou que: “A contribuição das Doceiras locais vai muito além do sabor delicioso de seus produtos. Elas preservam memórias, tradições, culturas e emoções, ao mesmo tempo que geram empregos, renda e fortalecem os laços familiares”.

O Dia da Doceira, agora celebrado em 4 de outubro, é uma justa homenagem a uma profissão que desempenha um papel fundamental na identidade e na economia da cidade de Caçapava do Sul. Com essa iniciativa, o Município reconhece o valor das Doceiras e a tradição culinária que é um patrimônio inestimável para a comunidade.

Fonte: CVM

Data de publicação: 01/11/2023