Na última quarta-feira (5), uma Audiência Pública foi realizada no Plenário do Legislativo para discutir o PL nº 5038/23, que trata da regulamentação dos "parklets."

Presidida pelo vereador Luis Fernando Torres (Boca-PT), líder da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social, a audiência teve como principal objetivo discutir o Projeto de Lei nº 5038/2023, que busca regulamentar os "parklets" em Caçapava do Sul. Esses "parklets" representam extensões temporárias das calçadas transformadas em áreas de convivência para pedestres, equipadas com bancos, plantas e espaços de lazer. As diretrizes para a instalação e uso dessas extensões temporárias de calçadas podem ser encontradas no seguinte link: https://bit.ly/PL_5038.

O vereador Antonio Almeida Filho (Lelo-MDB), autor do projeto, enfatizou a importância da medida para impulsionar o turismo na cidade após a obtenção do selo de Geoparque da UNESCO. Ele assegurou que o projeto será cuidadosamente planejado para minimizar impactos no tráfego, incluindo estudos de mobilidade, e destacou a necessidade de infraestrutura adequada, uma rede hoteleira sólida e espaços atrativos para atrair turistas. A lei abrirá portas para avaliar projetos privados com estudos apropriados.

Durante os debates, João Luiz Henriques, Presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), destacou a importância de aproveitar o selo de Geoparque e melhorar a infraestrutura da cidade, incluindo o trânsito. Ele ressaltou a necessidade de estudar cuidadosamente a implementação dos "parklets."

Fábio Lacava, empresário da construção, pediu aos vereadores que sejam cobradas ações do executivo e destacou a necessidade de melhorias na cidade antes de implementar os "parklets".

O engenheiro e empresário, Morgan Poglia, reconheceu que, embora tenha haja algumas preocupações iniciais, o projeto aborda de maneira sólida as questões de segurança e estacionamento que são motivo de preocupação. Morgan também destacou que acredita que o projeto pode ser um impulso bem-vindo para o desenvolvimento local.

Vinicius Poglia, empresário do setor de restaurantes e entretenimento, demonstrou um forte apoio ao projeto. Ele ressaltou a necessidade de modernizar as leis para permitir mais estacionamentos, o que, segundo ele, seria essencial para a viabilização do projeto. Vinicius enfatizou que vê os "parklets" como uma oportunidade de melhorar a cidade e criar espaços atraentes para a comunidade.

Tito Ferreira, membro da comunidade, também demonstrou seu apoio ao projeto dos "parklets" e questionou a ausência do executivo na audiência. Ele destacou que a falta de estacionamento afeta negativamente o comércio e incentivou a melhoria do trânsito. Tito enfatizou a importância de continuar discutindo e encontrando alternativas para que o projeto não seja interrompido.

Data de publicação: 06/10/2023

Créditos: Daniel Miranda