O PL 5043/2023, proposto por Silvio Tolfo Tondo (PP), que egrega o Centro de Umbanda Xangô de Lei como Patrimônio Público Cultural e Religioso da cidade, destacando suas origens, foi aprovado por unanimidade.

O projeto, agora lei, visou reconhecer o Centro de Umbanda Xangô de Lei como Patrimônio Público Cultural e Religioso da cidade, destacando a história do local, suas origens e a importância da preservação das práticas religiosas afro-brasileiras.

Em sua justificativa, o vereador Tondo disse que o Centro de Umbanda Xangô de Lei tem suas raízes fincadas em Caçapava do Sul desde 1985, quando o Pai de Santo João Virgilino Félix Neto, conhecido carinhosamente como Bira, iniciou suas atividades religiosas no local.

Inicialmente, essas práticas eram restritas a familiares e amigos próximos, mas ao longo dos anos, o terreiro cresceu em importância e hoje é considerado o mais antigo em funcionamento no município.

“Precisamos valorizar o trabalho desenvolvido pelo Centro, que acolhe as pessoas nos momentos difíceis, dando orientação espiritual e conforto às pessoas nos momentos que mais necessitam de apoio religioso, e por isso agradeço aos colegas que aprovaram por unanimidade minha indicação”, finalizou o parlamentar.

Em 15 de julho de 2016, com o Terreiro já estabelecido em sua comunidade, foi constituída a diretoria que lidera o Centro de Umbanda. Atualmente, João Virgilino Félix Neto é o presidente e conta com Bárbara Baltezam Pereira como vice-presidente, Tamires Dias da Rosa como primeira secretária, Ketyllem Marques como segunda secretária, Daniela Lopes como primeira tesoureira e a Andrielle Chaves Feliciano como segunda tesoureira.

Hoje, o Centro de Umbanda Xangô de Lei, tem mais de quatrocentos Filhos de Santo, espalhados não apenas pelo Rio Grande do Sul, mas também em Santa Catarina e São Paulo, que tiveram sua iniciação religiosa neste Centro.

Trabalham junto ao Centro entre sessenta a oitenta pessoas, chamados de Filhos de Santo, muitos deles Babalorixás e Lalorixás. As atividades do Centro são voltadas ao acolhimento, tolerância e caridade, pautado nos princípios da humildade e honestidade, buscando diariamente manter o culto à ancestralidade e aos princípios tradicionais da religião de matriz africana, sendo ela estudada e pesquisada numa estrutura de 200 metros quadrados.

A aprovação do Projeto de Lei 5043/2023 representa um marco na história de Caçapava do Sul, ao reconhecer e preservar a riqueza cultural e religiosa representada pelo Centro de Umbanda Xangô de Lei. A decisão da Câmara de Vereadores destaca a importância do respeito à diversidade religiosa e cultural, promovendo a inclusão e a preservação das tradições afro-brasileiras que fazem parte da identidade do país.

Data de publicação: 04/10/2023

Créditos: Daniel Miranda