Na última quinta-feira (3), o Vereador Silvio Tolfo Tondo (PP) marcou presença em Lavras do Sul e participou da solenidade de instalação da Frente Parlamentar da Mineração e do Polo Carboquímico da Região da Campanha.

A solenidade aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores de Lavras do Sul e contou com a presença de líderes locais e regionais. Entre os participantes, destacaram-se o Vereador Silvio Tolfo Tondo, o Prefeito de Lavras do Sul, Sávio Prestes e o Deputado Estadual Paparico Bacchi. Também estiveram presentes representantes dos municípios de Candiota, Dom Pedrito e Hulha Negra.

A Frente Parlamentar da Mineração e do Polo Carboquímico na Região da Campanha é presidida pelo Deputado Estadual Paparico e foi oficialmente instalada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em 8 de dezembro de 2021. O ato solene ocorreu na Câmara de Vereadores de Candiota, e contou com a participação de prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias, sindicais e empresariais de diversas cidades, como Candiota, Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Pedras Altas e Herval. Ao todo, a frente parlamentar conta com o apoio de outros 19 parlamentares.

Tolfo enfatizou a importância dessa ação na região desde que seja acompanhada por uma legislação correta e que respeite os princípios ambientais e sociais. "Devemos buscar a instalação responsável da mineração na região da Campanha, que seja acompanhada por uma legislação adequada, que preserve o meio ambiente e assegure o desenvolvimento econômico sustentável. Nosso objetivo é promover o progresso e a melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade e de toda a região, garantindo que os benefícios sejam compartilhados de forma justa e equitativa entre todos os cidadãos."

A iniciativa da Frente Parlamentar visa discutir e propor ações que possam fomentar o setor da mineração e o polo carboquímico na região, levando em consideração os impactos econômicos e sociais dessas atividades. Nesse sentido, é fundamental a participação e engajamento de todas as esferas da sociedade, incluindo os poderes públicos e a iniciativa privada, para que seja possível alcançar um equilíbrio entre o crescimento econômico e a preservação do meio ambiente e das comunidades locais.

Fonte: CMV

Data de publicação: 04/08/2023