A pauta do encontro foi a retomada do atendimento de traumatologia e a demora nas demandas de oncologia.

Na manhã desta segunda-feira, dia 12, os vereadores de Caçapava do Sul, Mariano Teixeira (PP), Silvio Tondo (PP) e Jussarete Vargas (PDT), estiveram em Cachoeira do Sul para uma reunião com o coordenador adjunto da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Bruno Müller.

Segundo os vereadores, o atendimento cirúrgico de média complexidade de traumatologia para os pacientes de Caçapava do Sul é feito atualmente em Encruzilhada Sul, mas após a saída do médico responsável a fila ficou represada e a espera de alguns pacientes está no limite. “A regulação deste serviço é feito pelo Estado, por isso, estamos debatendo com a coordenadoria de Cachoeira do Sul uma retomada rápida deste serviço”, enfatizou Tondo.

O coordenador informou que após uma reunião com o Hospital de Encruzilhada do Sul na última semana, ficou acertado que o serviço será normalizado até o dia 20 de junho, com a contratação de dois novos médicos. “ A instituição já está formalizando a contratação dos profissionais para retomar o serviço”, informou.

“Além da boa notícia da retomada do serviço, a informação da contratação de mais um médico é melhor ainda. Acreditamos que a fila vai diminuir consideravelmente”, comentou Mariano.

Os vereadores ressaltaram ainda, que nas próximas semanas irão solicitar à administração municipal o uso do consórcio intermunicipal de saúde para fazer procedimentos de traumatologia no Hospital de Caçapava do Sul, já que a instituição possui total condição de realizar cirurgias de baixa e média complexidade. “ Com a retomada do serviço pelo SUS em Encruzilhada e o uso do consórcio para Caçapava, a demanda será atendida de forma rápida e as filas irão diminuir”, informaram os parlamentares.

No final do encontro, a vereadora Jussarete falou sobre a demora nos atendimentos de oncologia. “Temos pacientes em estado grave que estão aguardando mais de 60 dias para iniciar o tratamento, temos que rever esses casos. O trabalho conjunto entre a coordenadoria e a prefeitura é fundamental nesses casos específicos e de alta complexidade”, comentou.

Data de publicação: 12/06/2023