A convite do produtores Jorge e Rosane Abdala, o presidente da Câmara de Vereadores, Silvio Tolfo Tondo (PP), participou na manhã de quinta-feira (9), da colheita das Oliveiras na Fazenda Olivas da Campanha Dom José, em Caçapava do Sul.

Na visita realizada aos 15 hectares de plantação da fruta, que iniciou seu cultivo em 2005, Silvio teve a oportunidade de acompanhar de perto o trabalho de colheita deste ano, que emprega cerca de 40 pessoas neste período. Segundo Rosane, a expectativa é que sejam colhidas 50 toneladas de azeitonas, com uma média diária de cerca de 2 toneladas. “Estamos quase no final da colheita, a produção está dentro da média este ano, devido ao clima, a qualidade do fruto está excelente e esperamos obter um azeite de alta qualidade mais uma vez. Rosane disse ainda que o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) lançou uma campanha educativa com o tema "Azeite virgem não é azeite extra virgem, Não se deixe enganar" o objetivo é de alertar que o azeite importado que está nas prateleiras tem classificação extra virgem equivocada”, afirmou Rosane.

Ao meio dia, Silvio foi convidado para almoçar com os os trabalhadores onde pode conversar com alguns deles sobre o dia a dia na colheita da azeitona. Comentou com o grupo que, em 2018 fez uma indicação para o deputado estadual Ernani Polo, para que o município fosse incluído na Rota das Oliveiras, título que foi aprovado no plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. “Sabemos da importância e do desenvolvimento do cultivo das oliveira em nosso município e na região. Este trabalho tem levado o nome de caçapava a muitos lugares do Brasil e do Mundo, e estamos muito orgulhosos da qualidade do azeite produzido em nosso município”.

Silvio também participou da abertura da 11ª Abertura Oficial da Colheita da Oliva, em Encruzilhada do Sul, no início de fevereiro. O Rio Grande do Sul é o maior produtor de azeite de oliva do Brasil, concentrando 80% da produção nacional. São mais de 6 mil hectares de área plantada. A maior parte dos olivais está na Metade Sul do Estado, onde as condições climáticas e do solo favorecem o cultivo.

As oliveiras se adaptaram bem ao frio e à altitude de Caçapava do Sul, algo que só existe, em condições semelhantes, na Serra da Mantiqueira, tornando assim a região o berço das Oliveiras e um dos destaques da Olivicultura Gaúcha, possuindo o título de melhor azeite de oliva extravirgem condimentado do mundo e que em Maio de 2022 promoveu a 1° Festa do Azeite de Oliva.

Fonte: cmv

Data de publicação: 10/03/2023

Créditos: Daniel Miranda

Créditos das Fotos: Daniel Miranda

Compartilhe!