Veículos abandonados em vias públicas apresentam riscos à saúde, acabam virando depósito de lixo e água parada, que, certamente, atrai vetores de transmissão de doenças. Além da poluição visual, traz o prejuízo estético à cidade e o risco de acidentes.

O vereador Silvio Tolfo Tondo (PP), em recente sessão ordinária da Câmara Municipal (08/03), conseguiu aprovar por unanimidade junto aos seus pares a indicação nº 70/2022, sugerindo providências ao Poder Executivo em relação a veículos abandonados nas ruas da cidade, os quais estão se transformando em sucatas a céu aberto. Anexo a indicação, o vereador encaminhou um anteprojeto ao Executivo.

Em sua justificativa, o vereador Silvio salientou que esses veículos apresentam riscos à saúde pública, pois acabam virando depósito de lixo e de água parada, que, certamente, atrai vetores de transmissão de doenças, incluindo o mosquito da dengue. Ele ainda acrescentou que estes veículos ocupam espaço de estacionamento público, além de causa uma poluição visual, do prejuízo estético à cidade e o risco de acidentes, pois os veículos estão abandonados em lugares impróprios, com a possibilidade de obstruir as vias públicas (calçadas e ruas) e atrapalhar o fluxo do trânsito.

Tondo considerou ainda que: “a retirada destes veículos das ruas possibilitará uma maior rotatividade de vagas de estacionamento. Carros abandonados em vias públicas prejudicam a efetiva limpeza urbana, fazem proliferar insetos, animais e até vegetação, comprometendo assim a higiene pública. Em anexo a indicação, encaminhei um anteprojeto com um estudo detalhado sobre a remoção destes veículos irrecuperáveis e abandonados em vias públicas do município, finalizou o vereador.

Data de publicação: 15/03/2022

Créditos: Daniel Miranda