Reunião tratou sobre a obra do Ginásio da Escola Municipal Augusto Vitor Costa e do transporte dos professores municipais para escolas do interior.

O presidente do legislativo caçapavano, vereador Luiz Fernando Torres (PT), a presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social, a vereadora Patrícia Castro (PL) e os vereadores Mariano Teixeira e Silvio Tolfo Tondo (Progressitas) realizaram na manhã desta quarta-feira (23) uma reunião com o secretário de planejamento Nilvo Torres Dorneles, para falar das obras de reforma do Ginásio da Escola Municipal Augusto Vitor Costa, e também com o secretário de educação, Aristides Costa e sua adjunta Gislaine Huerta e a  Presidente do Sindicato dos Professores de Caçapava do Sul (Sinpromc), Dolores Stell para falar sobre o transporte de professores municipais.

Na primeira parte da reunião o vereador Luis Fernando Torres explanou para os presentes sobre sua viagem à Brasília, onde esteve no FNDE tratando da liberação de um recurso proveniente de uma emenda parlamentar de 2020 para a reforma do Ginásio da Escola Municipal Augusto Victor Costa, onde informou ao secretário Nilvo as pendências de documentação no sistema do FNDE, que impende a liberação do recurso para o início da obra. Segundo as informações colhidas, faltam fotos do ginásio, a documentação do terreno, cronograma da obra e dados de engenharia. O Secretário Nilvo informou que já havia encaminhado as fotos e outros documentos ao FNDE, e que foi necessário fazer o processo de averbação da área em questão, e que está faltando apenas o PPCI, que segundo o secretário, o processo de contratação de uma empresa para fazer este trabalho está em andamento e que em torno de 30 a 40 dias a documentação estará pronta para finalizar o cadastro no sistema.

A segunda pauta foi sobre o transporte dos professores que trabalham nas escolas do interior e recebem abono de difícil acesso. Segundo a presidente do Sindicato dos Professores, Dolores Stell, os vereadores já haviam sido procurados para tratar deste assunto, onde os professores que precisam se deslocar para escolas afastadas do centro do município, e por isso recebem o difícil acesso, não podem mais utilizar do transporte escolar junto com os alunos. “Isso dificulta muito a locomoção destes profissionais até as escolas, pois o custo de um transporte particular, dependendo do local, fica mais caro que o incentivo”, disse Dolores.

Os vereadores questionaram ao secretário como o município poderá resolver esta pendência, pois os professores estão sendo prejudicados e os alunos também. Desta forma, eles não vão querer dar aula nestas escolas, pois o incentivo que recebem, muitas vezes é bem abaixo do que gastam para se deslocarem. “Pelo que nos relataram, muitos professores irão pagar para trabalhar, já que o custo de deslocamento é superior ao incentivo que recebem”, argumentou Boca Torres.

O secretário Aristides informou que sua equipe está trabalhando juntamente com o prefeito e o procurador do município, o advogado Luciano Pavanatto, na busca por uma solução para este problem. Gostaríamos de poder oferecer o transporte dos professores junto com os alunos, mas o prefeito foi apontado pelo tribunal de contas no ano de 2021 por pagar o incentivo e transportar os professores. “Sabemos da necessidade de transportar os professores, e quando fazíamos, era muito bom, pois podiam cuidar dos alunos no caminho da escola e a logística ficava bem mais fácil para todos. Estamos tentando encontrar uma solução breve para sanar este problema. Agradecemos o interesse da Câmara de Vereadores em participar deste debate e buscarmos juntos a melhor forma de resolver o assunto, finalizou o secretário de educação.

No final, os vereadores também falaram sobre a falta de transporte no início desta semana, onde vários pais entraram em contato informando que os filhos não puderam iniciar o ano letivo por falta de ônibus. O secretário disse que algumas empresas que fazem o transporte dos alunos não apresentaram toda documentação necessária, e outras não haviam feito a vistora. “Com isso, preferimos ter a cautela de não mandar os alunos para a escola no transporte irregular do que correr algum risco. Durante a semana estas empresas regularizaram as pendencias e os roteiros estão voltando ao normal”, finalizou Aristides Costa.

Data de publicação: 24/02/2022

Créditos: Daniel Miranda