O vereador Paulo Pereira (PDT), através do requerimento nº 129/2022, aprovado na Sessão Plenária de terça-feira (1), requisitou o envio de correspondência a Secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS requerendo uma vistoria na barragem João Dias.

A justificativa do parlamentar para o requerimento se deu mediante as condições precárias em que se encontra a estrutura da barragem, assim como, o iminente risco de rompimento que acarretaria muitos danos materiais.

Ainda segundo Paulinho, a vila São Luiz onde residem várias famílias localiza-se abaixo do nível da barragem e causando grande preocupação sobre a atual situação.

“Cabe ressaltar que o Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento - DRHS é o órgão fiscalizador de segurança de barragens de usos múltiplos. A responsabilidade legal incide sobre a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), conforme determina a Lei 12.334/2010, que faz uso do empreendimento para o abastecimento de água nas Minas do Camaquã” informou o vereador em Plenária.

Por fim, a DRHS/SEMA já notificou a Corsan e realizará visita com equipe técnica à barragem nos próximos dias.

Data de publicação: 03/11/2022

Créditos: Daniel Miranda