O diretor da Câmara de Vereadores, Cassius Poglia, esteve na Unipampa  na tarde de quinta-feira, dia 08, onde entregou uma Moção de Apoio ao Geoparque Aspirante UNESCO.

A proposição foi recebida pelo docente do curso de Geologia da Unipampa, professor Felipe Guadagnin e pelo coordenador administrativo do Campus Caçapava, Evelton Machado Ferreira.

O projeto do Geoparque Caçapava é uma iniciativa da Pró Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Caçapava do Sul. Tem como objetivo buscar novas alternativas para a economia regional, de forma sustentável, por meio da conservação do patrimônio natural e cultural, da educação para o meio ambiente, incentivando a geração de renda através de iniciativas privadas, bem como ao turismo local. Tudo isso através da apropriação do conhecimento, da capacitação da comunidade, da formação acadêmica, da pesquisa, da extensão, da intervenção e da articulação junto ao poder público local, entidades e sociedade civil organizada.

Conforme o professor Felipe Guadagnin, o projeto está em processo final de redação para ser enviado em novembro à UNESCO. Nesse dossiê irá constar todos os elementos necessários para julgar se Caçapava tem o potencial para se tornar Geoparque.

Gudagnin explicou também que um dos elementos necessários para esse processo é ter uma estrutura de gestão.

Para isso, segundo o professor, foi criada uma coordenadoria do Geoparque vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo e também o Conselho Gestor que terá representantes da sociedade civil organizada por órgãos públicos e universidades.

Estes dois projetos, tanto para a criação do Comitê Municipal Gestor do Geoparque Caçapava (COMUGEO), como a Coordenadoria Municipal do Geoparque Caçapava (COMGEO), já foram enviados pelo executivo e estão tramitando na Câmara de Vereadores.

Na oportunidade, Felipe Guadagnin agradeceu a moção encaminhada pelo Legislativo e destacou a importância destas proposições.

“Recebemos diversas moções de apoio encaminhadas por várias instituições como Prefeitura Municipal, órgãos estaduais, reitorias das universidades. Temos uma série de cartas de apoio que serão anexadas ao dossiê que será enviado a UNESCO em novembro e irão fundamentar esse pedido para nos tornarmos um Geoparque Mundial UNESCO”, explicou Guadagnin.

A moção encaminhada pela Câmara de Caçapava do Sul em apoio ao Geoparque Caçapava Aspirante UNESCO foi assinada por todos os vereadores representantes do Legislativo.

Data de publicação: 09/07/2021