Na última sessão, realizada na terça-feira, dia 20, os vereadores emitiram um requerimento com votos de profundo pesar aos familiares e amigos de Ruth Velho Dias, falecida no último domingo, dia 18, aos 91 anos de idade.

Na oportunidade os vereadores lembraram com muito carinho de Dona Ruth e usaram o plenário para homenageá-la.

O vereador Antônio Almeida Filho (Lelo-MDB), o qual ela era tia avó, destacou a personalidade e o trabalho que ela fazia em Caçapava, lembrando que recebeu a maior distinção da Câmara de Vereadores em 2018, a Comenda Charrua.

“Essa homenagem é muito justa por tudo que ela representava, uma pessoa humilde, proativa, dedicada aos projetos e causas que abraçava, em defesa das mulheres e também da democracia, uma pessoa extremamente politizada. Tinha um carinho enorme pela Tia Ruth e muito orgulho de ter sido sobrinho neto”, disse o vereador.

A vereador Patricia Castro (PL), também usou a Tribuna da Câmara e destacou a personalidade forte de Dona Ruth.

“Sabe aquelas mulheres que quando levantamos de manhã e pensamos quando crescer quero ser como ela. Essa era a Dona Ruth Velho Dias, uma mulher determinada, independente. Obrigada por fazer parte da nossa história. Se um dia eu puder, quero ser como essa mulher”, disse a vereadora Patricia.

Já o vereador Caio Casanova (PDT) lembrou com carinho da época em que Dona Ruth plantava flores nos canteiros das ruas da cidade.

“Ela fazia um trabalho voluntário maravilhoso plantando flores nos canteiros da cidade e lembro que ela dizia: “eles vão cansar de arrancar, porque eu não vou cansar de plantar” e realmente ela nunca cansou. Dona Ruth é um exemplo a ser seguido, que Caçapava tenha outras Donas Ruths”, destacou o vereador.

Em 2018 Dona Ruth recebeu da Câmara de Vereadores a Comenda Charrua, indicação do vereador e hoje presidente da Câmara Paulo Pereira (PDT). Essa é a mais importante distinção que um caçapavano pode receber, sendo a primeira mulher a receber a homenagem.

Foto: Prefeitura Municipal

Data de publicação: 21/04/2021