O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caçapava do Sul, Lasier Teixeira Garcia, acompanhado do tesoureiro da entidade, Ademar Luis Wagner, estiveram presentes durante a sessão da Câmara desta terça-feira, 20.

Na oportunidade, Lasier solicitou a tribuna da Câmara para reforçar o pedido de apoio frente as demandas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (FETAG-RS), no que diz respeito ao corte do orçamento da união nas políticas e programas da agricultura familiar e a pauta de demandas para o Plano Safra 2021/2022.

Durante seu pronunciamento, Lasier destacou que os agricultores e pecuaristas do Estado ainda sofrem com os impactos financeiros causados pelas últimas estiagens, e que também há mais de um ano vem somando perdas devido a pandemia.

“Apesar de os meios de comunicação divulgarem informações referentes a safra recorde e sobre valorização no preço dos produtos agrícolas, a realidade nas propriedades rurais é diferente, pois o aumento no custo de produção nos últimos meses fragilizou o ganho real sobre a atividade”, explicou Lasier.

Na ocasião o presidente do Sindicato propôs o dialogo junto com os parlamentares para que seja reposto o valor retirado do orçamento para as políticas e os programas da agricultura familiar quando da aprovação da LOA 2021, pois segundo ele, a retirada de orçamento impacta diretamente nas ações de desenvolvimento e estruturação da agricultura e da pecuária familiar.

Ainda durante seu pronunciamento, Lasier falou a respeito da pauta da FETAG-RS e dos Sindicatos do Trabalhadores Rurais para o plano Safra 2021/2022, pois segundo ele, é através desta publicação que agricultura e a pecuária familiar terão a possibilidade de reforçar a esperança e acreditar que existe representantes do povo que acreditam na força dos homens e mulheres do campo.

“Junto as entidades e representantes do povo, podemos contribuir com os agricultores e os pecuaristas familiares, pois são eles os responsáveis pela produção dos alimentos que chegam na mesa dos brasileiros. Pedimos a atenção e o empenho de todos para que possamos acalentar e dar esperanças às famílias que dedicam suas vidas ao cultivo na terra”, disse Lasier.

Ao final do encontro, os vereadores parabenizaram o presidente do Sindicato pela atitude, e se colocaram à disposição para ajudar a entidade, os produtores e agricultores naquilo que for necessário.

Data de publicação: 20/04/2021