Em sessão realizada na terça-feira, 30, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei que cria o Parque Municipal Natural da Cascata do Salso

A área de com mais de 85 mil metros quadrados será destinada a preservação, sendo uma unidade de conservação e proteção integral.

A administração do Parque estará ligada a Secretaria de Cultura e Turismo (SECULTUR) e ao Departamento Municipal do Meio Ambiente.

Conforme o Engenheiro Ambiental e secretário de Cultura e Turismo, Stener Camargo, o objetivo básico é a preservação da área localizada no Bioma Mata Atlântica e Bioma Pampa, possibilitando desta maneira, a realização de pesquisas cientificas, o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, recreação em contato com a natureza e o turismo ecológico.

“A intenção da Prefeitura é tornar o Parque Natural Municipal da Cascata do Salso em uma Unidade de Conservação da Natureza, que são áreas naturais criadas e protegidas pelo poder público municipal, estadual e federal. A criação do Parque permitirá que o município acesse recursos do Fundo de Compensação Ambiental, que possibilitará investimentos no turismo ecológico”, explicou o secretário.

Stener agradeceu ao Poder Legislativo pela aprovação deste importante projeto, e salientou ainda que o próximo passo é encaminhar a documentação do Parque junto com a lei aprovada para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e depois para o Ministério do Meio Ambiente que deve ajudar a viabilizar o Geoparque Caçapava Aspirante UNESCO.

Data de publicação: 02/04/2021