O grupo de fibromiálgicos caçapavanos, Portal do Pampa realizou no sábado (24), das 9 às 18 horas, na praça da Igreja Matriz, um encontro, para debater a doença com o objetivo de promover a conscientização.

O vereador Mariano Teixeira participou da ação e destacou a importância dos pacientes compartilharem suas experiências.

“A fibromialgia não tem cura, mas o tratamento, seguido de orientações médicas, assim como informações e trocas, ajudam a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com a doença”, alerta o vereador.

A programação incluiu uma roda de conversa com Nivea Marques, presidente da FibroBagé (Associação das Pessoas com Fibromialgia de Bagé) o vereador de Bagé, Cleber Zuliani e a presidente da Associação de Portadores de Fibromialgia de Caçapava do Sul, Cecília Vargas Herzer. Já a bageense Fabiana Machado Gonçalves, falou sobre terapias, especialmente o Biomagnetismo Medicinal.

Durante o dia, uma Unidade Móvel de Saúde, ofereceu verificação de pressão e glicose, além de informações sobre a Dengue. Aconteceu ainda uma feira de artesanato com apoio e participação do grupo por Mãos de Mulheres.

Data de publicação: 27/02/2024

Créditos: Tisa de Oliveira