Na última sessão ordinária, representantes do coletivo "Portal do Pampa", formado por pessoas que convivem com a Fibromialgia, utilizaram a Tribuna Popular para sensibilizar os vereadores sobre a necessidade de apoio na criação de políticas públicas.

Fabiana Gonçalves, portadora da síndrome, apresentou um relato emocionante para os legisladores, descrevendo os desafios enfrentados por aqueles que lidam diariamente com esta doença crônica, caracterizada por dor músculo-esquelética difusa, fadiga e uma variedade de outros sintomas. Especialistas apontam para uma desordem no sistema nervoso central como responsável pela interpretação de estímulos como toque, calor e frio como dor pelos cérebros dos pacientes. A Fibromialgia afeta principalmente mulheres entre 35 e 50 anos, embora possa se manifestar em qualquer gênero ou faixa etária.

Gonçalves destacou a urgência de políticas públicas externas para a proteção dos direitos dos afetados, evidenciando a incompreensão enfrentada diante da invisibilidade da doença. "Sentimos dores 24 horas por dia, trinta dias por mês. As medicações são intensas, nos deixando em um estado 'grogue' que nos impede de trabalhar e cuidar da família. O diagnóstico é demorado, os exames não estão disponíveis localmente, as viagens são dolorosas, e os remédios são caros e de difícil acesso", ressaltou.

A portadora da síndrome enfatizou as dificuldades enfrentadas por mães e donas de casa que, apesar das dores intensas, precisam manter seus lares. Ela destacou que a Fibromialgia não é uma condição imaginária, exigindo compreensão e solidariedade. “Viemos hoje buscar o auxílio do poder público para regulamentar em nosso município os direitos das pessoas com Fibromialgia”, enfatizou Gonçalves.

Em agradecimento, gentileza ao apoio recebido até o momento, especialmente do vereador Mariano, que tem sido um aliado desde o início, e da vereadora Patrícia Castro, cuja atenção especial tem sido fundamental. Contudo, o foco principal do grupo é conscientizar a comunidade sobre a Fibromialgia e instigar a necessidade urgente de políticas públicas.

No encerramento, Fabiana Gonçalves, em nome da presidente Cecila Vargas, responsável pela criação do grupo de apoio e de todas as companheiras, reiterou o pedido de suporte do poder público e agradeceu a oportunidade de apresentar a realidade da Fibromialgia na comunidade de Caçapava do Sul.

Data de publicação: 29/11/2023

Créditos: Daniel Miranda

Créditos das Fotos: Daniel Miranda

Compartilhe!